ClickRio
Últimas
Política

Sítio Roberto Burle Marx abre exposição com 90 obras no Rio

A mostra reúne artistas brasileiros e estrangeiros e ocupa diferentes ambientes do patrimônio paisagístico em Guaratiba.

· 3 min de leitura
Sítio Roberto Burle Marx abre exposição com 90 obras no Rio
Foto: Reprodução

O Sítio Roberto Burle Marx, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, vai receber uma exposição inédita a partir de 29 de novembro. A mostra do projeto “ABERTO” reunirá cerca de 90 obras de mais de 65 artistas brasileiros e estrangeiros.

A programação transforma o espaço em uma galeria a céu aberto. Além disso, a iniciativa aproxima arte contemporânea, arquitetura e natureza em diferentes ambientes do complexo.

Obras inéditas e nomes da arte

A exposição reúne trabalhos, em sua maioria inéditos, de artistas como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto, Lygia Pape, Tunga e Vik Muniz. Dessa forma, o público poderá ver obras distribuídas em diálogo com a paisagem do local.

O sítio é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. O espaço foi residência e local de experimentação de Roberto Burle Marx, referência na valorização da flora brasileira. Além disso, o complexo reúne mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Segundo a proposta do projeto, o espaço busca funcionar como ponto de encontro com a arte. Assim, construções históricas e elementos arquitetônicos entram em contato com intervenções contemporâneas.

Curadoria e proposta do projeto

O projeto foi idealizado por Filipe Assis. A curadoria da mostra também leva a assinatura dele, ao lado de Kiki Mazzucchelli e Claudia Moreira Salles, que responde pela cenografia.

Lauro Cavalcanti, diretor da Casa Roberto Marinho, participa como curador convidado. Portanto, a exposição reúne diferentes olhares sobre o patrimônio paisagístico e arquitetônico do local.

Em outro tema ligado à política, Flávio Bolsonaro teve vantagem em mais de 70 municípios fluminenses no segundo turno. No entanto, Lula cresceu mais em algumas cidades, como Silva Jardim, onde reduziu a diferença entre os dois candidatos.

Na cidade, Flávio recebeu um voto a mais do que no primeiro turno. Enquanto isso, Lula avançou de 4.450 para 5.434 votos, o que reduziu a distância entre os dois candidatos.

Em outra frente, o TCE-RJ apontou prejuízo de aproximadamente R$ 22,8 milhões em contratos do programa Asfalto na Porta 2. O tribunal também aplicou multas individuais a oito responsáveis e determinou a cobrança dos valores devidos.

Já no Centro do Rio, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores terá programação especial para o Dia de Finados, nesta segunda-feira (02). A missa solene começa às 12h15 e contará com Coral Astorga e Orquestra.

Além disso, a celebração terá decoração inspirada no estilo barroco, com panos pretos, tocheiros de ouro e prata e incensos. Segundo Claudio André Castro, a cerimônia resgata uma tradição religiosa centenária.

Outro caso em destaque envolve a Guarda Municipal de São João da Barra, que responde na Justiça por supostas irregularidades. O MPRJ pede mudanças na estrutura da corporação e cobra medidas sobre representatividade feminina, corregedoria e ouvidoria.

Por fim, escolas de samba do Rio já começaram a vender fantasias para o Carnaval 2027. Beija-Flor, Portela e Estácio de Sá estão entre as agremiações que anunciaram opções para alas comerciais.