ClickRio
Últimas
Mundo

Elefante se assusta em festival na Índia e provoca pânico

Animal correu pelas ruas de Shivamogga durante procissão religiosa; estrutura cerimonial caiu e não houve feridos.

fabricio · 2 min de leitura
Elefante se assusta em festival na Índia e provoca pânico
Foto: Reprodução

Elefante em festival provocou momentos de pânico na cidade de Shivamogga, no estado de Karnataka, na Índia, na quarta-feira (21). O animal carregava uma estrutura cerimonial de cerca de 650 quilos quando se assustou e passou a correr descontroladamente pelas ruas, durante uma celebração religiosa.

De acordo com a imprensa indiana, o episódio aconteceu durante uma procissão do festival Dasara, tradicional manifestação hindu ligada à deusa Chamundeshwari, uma forma de Durga. O elefante, chamado Somanna, levava uma estrutura ornamentada de prata com a imagem da divindade.

Ao longo do trajeto, o animal mudou de direção de forma repentina e disparou pelas ruas. Com isso, a estrutura caiu no chão e participantes precisaram sair do caminho às pressas.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que o elefante avança pela via enquanto as pessoas tentam se afastar. A correria interrompeu a procissão e causou danos a carros e motocicletas, além da peça religiosa que estava sendo transportada.

Equipes do Departamento Florestal e veterinários foram acionadas para conter a situação. Depois, o elefante recebeu um tranquilizante e foi levado para se recuperar nas dependências de um templo da região. Não houve registro de feridos.

Entenda a celebração religiosa

O Navaratri está entre as celebrações mais importantes do hinduísmo e é dedicado à devoção da deusa Durga. O nome significa nove noites, em referência ao período de duração das festividades.

Em 2026, o Shardiya Navaratri começou no domingo, 11 de outubro, com cerimônias e manifestações religiosas realizadas em diferentes regiões da Índia. Nas tradições hindus, o elefante é associado à sabedoria, prosperidade, força, estabilidade e abundância.

Segundo a tradição, quando o Navaratri começa em um domingo ou segunda-feira, acredita-se que a deusa Durga chega montada em um elefante, o que é interpretado como um sinal auspicioso.