ClickRio
Últimas
Brasil

incêndio atinge apa de alter do chão, em santarém, no pará

Corpo de Bombeiros extinguiu as chamas após enviar militares e brigadistas; prefeitura acionou as polícias para investigar as queimadas.

· 2 min de leitura
incêndio atinge apa de alter do chão, em santarém, no pará
Foto: Reprodução

Um incêndio em Santarém atingiu a Área de Proteção Ambiental Alter do Chão, no Pará, na sexta-feira (30). Neste sábado (31), o Corpo de Bombeiros do Pará informou que extinguiu as chamas após mobilizar militares e brigadistas especializados.

Segundo a Brigada de Incêndio Florestal de Alter do Chão, os agentes conseguiram controlar duas linhas extensas de fogo durante a madrugada. A maior delas tinha cerca de 1,4 km de extensão.

Em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós (MDB), o brigadista Daniel Almeida relatou a atuação das equipes. Ele afirmou que nove brigadistas e cinco bombeiros trabalhavam no local.

O prefeito disse que acionou as polícias Civil e Militar para iniciar as investigações sobre as queimadas na região. Além disso, ele decretou situação de emergência no município na última quarta-feira (28), por causa das queimadas florestais e da fumaça.

“O nosso município enfrenta uma estiagem prolongada, que agrava o risco de queimadas e incêndios florestais. Também contamos com a colaboração de todos para evitar queimadas e denunciar focos de incêndio”, afirmou.

ação no Pará

A região sofre influência do fenômeno El Niño, que favorece a propagação do fogo. O prefeito afirmou ainda ter recebido do Ibama seis aeronaves, dois helicópteros e 70 brigadistas para atuar no combate.

O órgão federal também enviou equipes do Prevfogo ao local neste sábado. Segundo a brigada de Alter do Chão, aeronaves do governo federal, modelo Air Tractor, sobrevoaram a região pela manhã e lançaram água nos focos.

No dia 22 de outubro, o governo federal divulgou em Brasília ações de resposta aos incêndios florestais no Pará. Na ocasião, informou que o Ibama e o ICMBio mantêm 522 brigadistas e fiscais mobilizados no estado.

De acordo com o governo, o apoio inclui 13 aeronaves e 41 veículos terrestres. Desse total, 287 brigadistas, 12 aeronaves e 33 veículos atuavam no oeste paraense, onde fica Santarém.

O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, afirmou que o Fundo Amazônia repassou R$ 45 milhões ao Pará. Com o recurso, o estado adquiriu 47 veículos especializados, além de capacitar 303 brigadistas e comprar cinco drones de monitoramento.