ClickRio
Últimas
Política

polícia civil investiga 25 funcionários da Light por furto de cabos

Operação Blackout cumpre mandados em quatro cidades e apura uso de veículos da concessionária em viagens sem justificativa.

· 2 min de leitura
polícia civil investiga 25 funcionários da Light por furto de cabos
Foto: Reprodução

A Polícia Civil investiga 25 funcionários da Light por furto de cabos e deflagrou a Operação Blackout nesta quarta-feira (4). A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos.

Os agentes atuam em Magé, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Rio de Janeiro. Na capital, as diligências ocorrem nos bairros Bangu, Oswaldo Cruz, Guadalupe e Caju.

Origem da investigação

A apuração começou após um flagrante em abril, na Rua da Passagem, em Botafogo. Na ocasião, um carro da Light esteve no local e técnicos da equipe arrancaram cabos, deixando a região sem energia.

Segundo a empresa, o grupo levou cerca de 500 metros de cobre. O prejuízo estimado chegou a R$ 80 mil.

O rastreamento indicou que o mesmo veículo seguiu para um ferro-velho no Parque Boa Esperança, no Caju. A polícia suspeita que o material furtado tenha ido para esse destino.

Depois disso, os investigadores identificaram outras movimentações consideradas suspeitas. Conforme a Polícia Civil, 16 veículos da Coordenação de Operação Centro-Sul da Light foram ao ferro-velho 37 vezes entre 12 de abril e 19 de maio.

De acordo com os investigadores, nenhuma dessas viagens tinha ordem de serviço ou justificativa operacional. Os levantamentos apontam, ainda, possível ligação com outros furtos envolvendo mais de dois quilômetros de cabos de cobre.

Abastecimento de água

Além da operação policial, a Cedae informou que a manutenção na ETA Guandu terminou às 23h30 de terça-feira (3). No entanto, a retomada do sistema começou apenas na manhã desta quarta-feira (4).

Segundo a companhia, o atraso ocorreu porque as concessionárias responsáveis pela distribuição demoraram a liberar o processo. Iguá, Rio+Saneamento e Águas do Rio autorizaram a retomada, e o abastecimento deve normalizar até sexta-feira (6).

Às 7h20, o Sistema Guandu operava com 19% da capacidade. A Águas do Rio informou também que concluiu a autorização e trabalha na instalação de um macromedidor na Praça Seca, na Zona Oeste.

O equipamento vai medir o volume de água transportado por uma adutora que abastece áreas da região. A empresa disse que o fornecimento já começou a voltar no Centro e nas zonas Norte e Sul, exceto na área afetada pela instalação do equipamento.

Nessas localidades, a previsão é de normalização a partir do fim da tarde desta quarta-feira. A ETA Guandu abastece Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.