ClickRio
Últimas

Canil clandestino no Rio tem 20 cães resgatados em Bangu

Operação na Zona Oeste encontrou animais sem água, comida e vacinação; responsável acabou preso em flagrante.

· 2 min de leitura
Canil clandestino no Rio tem 20 cães resgatados em Bangu
Foto: Reprodução

No dia 14 de outubro, a canil clandestino no Rio foi alvo de uma operação em Bangu, na Zona Oeste. A ação reuniu a 34ª DP e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Alerj. O objetivo era apurar uma denúncia de maus-tratos contra cães.

Quando as equipes conseguiram entrar no imóvel, encontraram cerca de 20 animais da raça spitz-alemão-anão. O local ficava na Rua Rio Real. Os cães, popularmente conhecidos como lulu-da-pomerânia, estavam sem água e comida em condições insalubres.

Animais estavam em situação de negligência

Segundo as equipes, os cães tinham sinais claros de negligência e inanição. Havia dejetos presos aos pelos, e as vasilhas de água apresentavam lodo no fundo. Além disso, o canil não tinha alvará de funcionamento nem caderneta de vacinação dos animais.

Os agentes relataram que o proprietário tentou impedir a entrada no imóvel. Porém, diante da insistência e da cobrança das autoridades, ele liberou o acesso. A operação terminou com a prisão em flagrante do responsável por maus-tratos.

Após o resgate, os cães receberam ração fornecida pelos agentes. Ainda assim, alguns avançaram com tanta fome que chegaram a se engasgar. O caso mostrou o estado de desespero dos animais no local.

Resgate e cuidados veterinários

Depois do resgate, os cães foram levados para atendimento veterinário. Eles também seguiram para lares temporários, onde recebem os cuidados necessários para a reabilitação. A operação interditou o canil clandestino na Zona Oeste do Rio.

Presente na ação, o protetor Guga Ungerer fez um alerta sobre a compra de animais sem procedência conhecida. Segundo ele, essa prática alimenta a estrutura criminosa ligada a esse tipo de criação irregular.