ClickRio
Últimas
Política

PF indicia Daniel Vorcaro e ex-presidente do BRB em caso Master

Relatório enviado ao STF cita 15 indiciados e pede mais 60 dias para concluir perícias e diligências.

· 2 min de leitura
PF indicia Daniel Vorcaro e ex-presidente do BRB em caso Master
Foto: Reprodução

A Polícia Federal indiciou 15 pessoas no inquérito principal sobre operações envolvendo o Banco Master e o Banco de Brasília, o BRB. Entre os nomes, estão Daniel Vorcaro, ex-dono do Master, e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB.

O relatório parcial tem mais de 700 páginas e seguiu ao Supremo Tribunal Federal na quarta-feira (28). Além disso, a PF pediu prazo extra de 60 dias para concluir perícias e diligências.

Relatório segue para o STF

O pedido de novo prazo ficará com o ministro André Mendonça, relator do caso. Enquanto isso, a PF informou que ainda precisa finalizar etapas da investigação e apresentar um relatório complementar.

Segundo os investigadores, Vorcaro e Costa integravam o “núcleo estratégico da organização criminosa”. A apuração trata de suspeitas sobre tratativas para viabilizar a compra do Banco Master pelo BRB entre 2024 e 2025.

De acordo com o relatório, Vorcaro teve papel central nas decisões sobre produção, aquisição e cessão de carteiras de crédito. Assim, os investigadores apontam que essas operações teriam servido para captar recursos.

Suspeitas na operação

A investigação apura possíveis irregularidades nas tratativas para inflar o patrimônio do Master. O objetivo seria concretizar a venda ao banco público do Distrito Federal. O BRB tem o governo do DF como acionista majoritário.

O banco tentou comprar o Master e, segundo o conteúdo divulgado, injetou R$ 16,7 bilhões na instituição. No entanto, o Banco Central barrou a aquisição. Depois disso, o BRB identificou que parte das carteiras adquiridas seria fraudulenta e sem lastro.

Além de Vorcaro, Lima e Costa, a lista inclui seis ex-sócios ou ex-gestores do Banco Master, dois sócios da consultoria Tirreno e sete ex-gestores do BRB. A PF aponta a Tirreno como possível empresa de fachada usada no esquema.

Quem foi indiciado

Entre os indiciados, estão os ex-diretores do Master Angelo Antônio Ribeiro da Silva, Luiz Antônio Bull e Alberto Félix de Oliveira Neto. Também aparecem o ex-procurador Allan da Silva Machado e o ex-advogado Daniel Lopes Monteiro.

Pelo BRB, a PF indiciou Dario Oswaldo Garcia Junior, ex-diretor de Finanças e Controladoria, além de Luana de Andrade Ribeiro, Cristiane Maria Lima Bukowitz, Diogo Ilário de Araújo Oliveira e José Maria Correa Dias Junior. Todos ocuparam cargos executivos no banco público.

Vorcaro, Lima e Costa foram alvos de diferentes fases da Operação Compliance Zero. Segundo as informações divulgadas, os três estão presos.

Veja também: entenda o caso Banco Master