Lula, PM e eleições no Rio marcam dia de notícias na política
Homenagem de viúva, reforço de tropas federais e apurações policiais movimentaram a agenda no estado do Rio de Janeiro.

A política no Rio teve uma série de desdobramentos nesta quinta-feira (22) e ao longo dos últimos dias, com destaque para a homenagem feita por Cíntia Belchior ao marido Jefferson Dias da Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico de Queimados morto pela Polícia Militar. O estado também registrou decisões sobre segurança para o segundo turno das eleições e novas apurações em casos policiais e de saúde pública.
Cíntia publicou um vídeo com imagens de momentos do casal e escreveu mensagens de despedida a Jefferson da Linave, como era conhecido. No texto, ela relembrou os 15 anos de relacionamento, afirmou que vai cuidar da filha do casal, de 13 anos, e disse que seguirá com a memória do marido.
Jefferson morreu a tiros na noite de segunda-feira (19), após a abordagem ao carro em que estava por policiais do 22º BPM (Maré), na Avenida Brasil, na altura da estação do BRT Marinha Mercante, na Penha, Zona Norte. A Polícia Militar informou que as circunstâncias serão esclarecidas por meio das investigações em andamento, enquanto o governo do estado disse que o caso exige apuração rigorosa.
Segundo o governo estadual, o governador em exercício Ricardo Couto determinou o afastamento dos policiais envolvidos. A Polícia Civil iniciou a investigação, realizou perícia no local, apreendeu as armas dos agentes e analisa imagens das câmeras corporais.
Forças federais no segundo turno
Outro tema central da política no Rio é a segurança da eleição deste domingo (25). Quinze municípios fluminenses terão apoio de tropas federais no segundo turno, após pedido da Justiça Eleitoral diante da presença de facções criminosas e grupos milicianos em áreas da capital e da Região Metropolitana.
A atuação das Forças Armadas foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (21), a partir de solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Exército, Marinha e Aeronáutica já haviam participado da operação de segurança no primeiro turno e voltarão a atuar junto às forças estaduais.
Receberão o reforço Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e a capital fluminense. As tropas vão apoiar a distribuição das urnas eletrônicas e realizar patrulhamento nas áreas indicadas pela Justiça Eleitoral.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmou que a medida é necessária por causa do controle territorial exercido por grupos armados em partes da Região Metropolitana. As urnas ficarão abertas das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, e a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor confirme o endereço da seção antes de sair de casa.
Na prática, a votação deste domingo será apenas para presidente da República no estado do Rio, já que a disputa pelo governo foi encerrada no primeiro turno, após retotalização dos votos determinada pela Justiça Eleitoral. Com a exclusão dos votos de Anthony Garotinho, Douglas Ruas ultrapassou 50% dos válidos e teve a eleição confirmada para governador.
Investigações em Queimados, Nova Iguaçu e Laranjeiras
Em Nova Iguaçu, a dona de uma clínica de estética no Centro foi presa nesta quinta-feira (22) por crime contra a saúde pública. Segundo denúncias, o local realizava procedimentos irregulares, e policiais da 52ª DP apreenderam equipamentos e medicamentos fora do prazo de validade.
A delegada Kely Goularte informou que foram encontrados materiais que podem ter sido usados em lipoaspiração, além de cânulas e um aparelho de sucção. Uma paciente também relatou ter passado por um procedimento semelhante a uma lipoaspiração dentro da clínica, que teria sido feito pela proprietária e por uma estudante de Biomedicina.
Já em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, a clínica Celita Toledo segue sob investigação após a morte de três pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos no local. A Polícia Civil fechou o centro cirúrgico, apreendeu medicamentos vencidos e cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados aos responsáveis.
Também ganhou repercussão a apuração sobre o desvio de mantimentos de um presídio no Rio. A ex-diretora do Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, foi autuada em flagrante por peculato após ser encontrada com comida no carro, entre carnes, frango, peixe, linguiça, queijos, frutas, óleo, leite, café e achocolatados.
Ela afirmou que os alimentos seriam destinados a um centro espírita. A servidora vai responder ao processo e também será alvo de procedimento administrativo.
Em meio a esses fatos, a agenda política e institucional do Rio segue marcada por decisões judiciais, operações policiais e reforço na segurança eleitoral, em um cenário de atenção redobrada na capital e na Região Metropolitana.



