Douglas Ruas anuncia novos secretários no Rio nesta terça-feira
Governador eleito apresenta nomes do futuro secretariado na Firjan, no Centro do Rio, durante a transição para janeiro de 2027.

Douglas Ruas vai anunciar novos secretários nesta terça-feira (3/11), no Rio de Janeiro. A apresentação começa às 9h30, na sede da Firjan, no Centro da capital. O anúncio acontece durante a transição para o governo que assumirá o Palácio Guanabara em janeiro de 2027.
Ruas já definiu parte da equipe que prepara a mudança de governo. Agora, ele começa a mostrar os nomes que devem ocupar cargos na administração estadual. Além disso, a divulgação deve indicar quais secretarias já têm comando definido.
Nome já confirmado
Entre os nomes confirmados está Fernanda Louback, vice-governadora eleita pelo PL. Ela ficará responsável pela futura Secretaria de Estado da Inclusão e da Mulher. A nova pasta vai atuar em políticas públicas para mulheres e pessoas com deficiência.
Outro nome em destaque é Maria Gabriela Bessa. Ela ocupa hoje a Secretaria estadual das Cidades e coordena a equipe de transição. Por isso, ela aparece como possível titular da Casa Civil, órgão que coordena as ações do Executivo.
Bruno Bonetti também surge entre os cotados. Ele preside o PL no Rio e integra a equipe de transição. Segundo as articulações em curso, ele pode assumir uma secretaria voltada à comunicação e às relações institucionais do governo.
Articulações no futuro governo
Fábio Araújo, conhecido como Fabinho, também aparece nas conversas sobre a formação do secretariado. Ele pode ficar com a chefia de gabinete de Ruas. Enquanto isso, Anderson Monteze, da área de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa, é citado para a equipe de Planejamento.
Outro nome já encaminhado é o do deputado estadual Jair Bittencourt, também do PL. Na quarta-feira (28/10), Douglas Ruas confirmou o convite para que ele assuma a Secretaria de Governo. A pasta fará a articulação política entre o Palácio Guanabara e a Alerj.
Bittencourt tem quatro mandatos na Assembleia Legislativa e mantém sua base eleitoral no Noroeste Fluminense. Portanto, o anúncio desta terça-feira deve esclarecer quais nomes já estão definidos. Também deve indicar quais secretarias serão ocupadas na nova gestão.
Ao mesmo tempo, Ruas negocia a formação de sua base parlamentar. Dessa forma, a apresentação na Firjan marca mais uma etapa da montagem do próximo governo.