ClickRio
Últimas
Política

Drauzio Varella critica promessa de padrão Einstein no SUS

Médico reagiu a fala de Flávio Bolsonaro sobre levar ao sistema público o atendimento de um hospital privado.

· 2 min de leitura
Drauzio Varella critica promessa de padrão Einstein no SUS
Foto: Reprodução

O médico oncologista Drauzio Varella criticou neste sábado (24) a promessa de padrão Einstein no SUS, feita por Flávio Bolsonaro (PL) durante a disputa presidencial. A manifestação ocorreu na véspera do segundo turno das eleições, nas redes sociais.

Sem citar o senador pelo nome, Drauzio disse que há um candidato que fala em governar como o pai. Segundo ele, essa proposta traria prejuízos para a saúde pública. “Isso é enganar o povo, é fazer o povo de idiota”, afirmou o médico.

Ele também contestou a ideia de oferecer ao Sistema Único de Saúde um atendimento igual ao de um hospital privado. O SUS, disse, não conseguiria entregar esse modelo para toda a população.

Crítica à promessa na campanha

A reação de Drauzio faz referência às declarações de Flávio Bolsonaro nos debates da Band e da TV Globo, nos dias 18 e 23 deste mês. Nas duas ocasiões, o senador afirmou que, em um eventual governo, o sistema público teria “padrão Einstein”.

Flávio comparou a proposta ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele disse que queria levar para o SUS tecnologia, médicos, hora marcada e atendimento sem fila, nos moldes da rede privada.

Na transmissão, Drauzio também afirmou que essa foi a primeira vez em que declarou publicamente o voto. Ele participou da “Live da Virada”, organizada pelo deputado federal André Janones (Rede-MG), em apoio à reeleição de Lula.

Primeira declaração pública

O médico disse que passou a vida dedicado ao atendimento de pacientes, ao ensino da medicina e à divulgação de informações sobre saúde. Por isso, afirmou que buscou manter distância das disputas partidárias.

“Eu nunca declarei meu voto até hoje. É a primeira vez que eu estou fazendo isso”, declarou.

A manifestação ocorreu em um momento decisivo da campanha, enquanto os candidatos buscavam apoio na reta final. Além disso, a discussão sobre o SUS ganhou espaço nas falas do debate presidencial.