Flip homenageia Orides Fontela na edição de 2026

Published on


Orides Fontela
Fritz Nagib
A poeta Orides Fontela será a grande homenageada na 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
O anúncio foi feito pela organização do evento nesta terça-feira (10). A Flip de 2026 acontece entre os dias 22 e 26 de julho.
Natural de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, Fontela é um dos mais celebrados nomes da poesia contemporânea brasileira.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Ela se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e é autora de títulos como “Alba”, vencedor do Prêmio Jabuti em 1983, e “Teia”, premiado pela Associação Paulista dos Críticos (APCA), em 1996.
Orides Fontela faleceu em 1998, aos 58 anos, em Campos do Jordão (SP). A causa da morte foi uma insuficiência cardiopulmonar em decorrência da tuberculose.
Este é o segundo ano consecutivo de homenagens a autores de poesia na Flip. Em 2025, o escolhido foi o curitibano Paulo Leminski.
Obra
Orides Fontela é conhecida por seus poemas curtos, ligados à natureza, com menções frequentes a pássaros e flores.
Ao longo de sua vida, a autora passou por dificuldades financeiras e sofria de depressão, temas que diversas vezes levou às páginas. Sua inteligência e humor refinados aliados à escassez de recursos monetários conferiu à escritora o apelido de “aristocrata selvagem”.
“Dona de uma poesia concisa e despojada de ornamentos, e afeita aos poemas curtos, Orides Fontela recebeu atenção extraordinária da crítica literária, que via nela uma renovadora do Modernismo, e mesmo poetas consagrados como Carlos Drummond de Andrade. É uma referência incontornável no cenário da poesia contemporânea brasileira”, afirmou a curadora literária desta edição da Flip, Rita Palmeira.
No ano 2000, o diretor Ivan Marques lançou o documentário “Orides: A um passo do pássaro”. Em 2015, o jornalista e professor-doutor da Universidade de Brasília (UNB), Gustavo de Castro, publicou a biografia “O enigma Orides”, que conta ainda com 22 poemas inéditos descobertos pelo autor durante a pesquisa.
De acordo com a organização da Flip, a Editora Hedra, detentora dos direitos da obra de Fontela, planeja o lançamento de novas edições das obras da autora entre março e abril deste ano.
Festa Literária Internacional de Paraty
Sediada em Paraty (RJ), a Flip é considerada Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do estado do Rio de Janeiro.
A Festa Literária Internacional de Paraty chega a sua 24ª edição entre os dias 22 e 26 de julho. Considerado um dos principais festivais literários da América do Sul, o evento foi idealizado pela Fundação Casa Azul, presidida pela editora inglesa Liz Calder, que trabalhou com nomes como Margareth Atwood e Michael Ondaatje.
Flip homenageia Orides Fontela na edição de 2026
Divulgação Flip
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu com as filhas de William Shakespeare?

A obra de William Shakespeare tem sido estudada há séculos, mas sua vida privada...

Motorista acelera, porta do carro abre e criança cai no meio de avenida em Sorocaba

Uma criança de aproximadamente dois anos caiu de um veículo em movimento após a...

FBI divulga imagens de homem mascarado que teria sequestrado mãe de apresentadora nos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, divulgou...