STJ revoga habeas corpus de Oruam e mantém prisão do cantor

Published on

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou o habeas corpus e manteve a prisão do cantor de funk e trap Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (2) pelo ministro Joel Ilan Paciornik.

- Publicidade -

No ano passado, o mesmo ministro havia determinado a soltura do artista ao considerar que a prisão preventiva estava baseada em fundamentação insuficiente. Na ocasião, a detenção foi substituída por medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo a nova decisão, Oruam descumpriu reiteradamente o monitoramento eletrônico, deixando a bateria do equipamento descarregar por longos períodos. Para o STJ, a conduta inviabilizou a fiscalização judicial e demonstrou risco à ordem pública e à aplicação da lei penal.

De acordo com o processo, foram registradas 28 falhas no monitoramento em 43 dias, algumas com duração de até dez horas, ocorridas principalmente à noite e em fins de semana. Para o relator, o comportamento não se limita a falhas técnicas e caracteriza desrespeito às decisões judiciais.

Oruam é acusado de duas tentativas de homicídio qualificado contra policiais civis durante uma operação no Rio. A decisão foi divulgada pelo portal Metrópoles.

LEIA TAMBÉM

‘Ser mulher ainda é difícil neste país’, diz Leticia Spiller sobre machismo em ‘Coração Acelerado’

(FOLHAPRESS) - Em "Coração Acelerado" (Globo), Janete Garcia é uma mulher guiada pela emoção...

Dólar abre em queda nesta terça-feira após divulgação de ata do Copom

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O dólar abriu em queda nesta terça-feira (3), com...

Morre Chuck Negron, vocalista e fundador do Three Dog Night

Morreu aos 83 anos o cantor e compositor Chuck Negron, um dos fundadores da...