Calor severo ou extremo: veja as 22 cidades do RJ em alerta, entenda o cálculo e veja riscos e orientações

Published on


Secretaria de Saúde alerta para excesso de calor em 22 cidades do RJ
O Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor neste Natal, com alerta de risco à saúde em 22 cidades do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), os municípios podem registrar calor classificado como leve, severo ou extremo nesta quinta-feira (25).
Na capital, a prefeitura colocou a cidade no nível 3 de calor, numa escala que vai até 5 — quando a temperatura está elevada e a previsão indica manutenção desse cenário.
Na tarde de quarta-feira (24), os termômetros chegaram a marcar 41 °C na região da Saara, no Centro do Rio, transformando as compras de última hora em um teste de resistência para consumidores e trabalhadores.
Termômetros marcaram mais de 40°C em relógios pelo Rio nesta quarta (24)
Reprodução/TV Globo
🔴 Cidades em alerta de calor extremo:
Itaboraí
Itaguaí
Japeri
Mesquita
Niterói
Paracambi
Piraí
Queimados
São Gonçalo
Seropédica
🟠 Cidades em alerta de calor severo:
Nova Iguaçu
Barra do Piraí
Belford Roxo
Maricá
Rio de Janeiro
Saquarema
Tanguá
🟡 Cidades em alerta de calor leve:
Araruama
Guapimirim
Pinheiral
Rio Bonito
Volta Redonda
Como o alerta é calculado
Clima de deserto no Centro do Rio na tarde de quarta-feira (24)
Reprodução/TV Globo
O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), com base em dados do Monitora RJ, ferramenta que avalia quando o calor passa a representar risco à saúde.
Segundo a superintendente de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde da SES-RJ, Luciane Velasque, o indicador compara a temperatura média dos últimos três dias com uma série histórica de 30 anos.
“Quando atinge a bandeira severa, significa que a média recente está entre as maiores já registradas. Na bandeira vermelha, de calor extremo, a temperatura observada é muito superior,”, explicou.
Riscos à saúde e cuidados
A Secretaria de Saúde alerta que o calor excessivo aumenta o risco de desidratação, problemas cardiovasculares e agravamento de doenças crônicas, especialmente entre idosos e crianças.
A médica dermatologista Anna Carolina Lucchetti, da UFRJ, reforça a importância da hidratação constante:
“Os idosos têm alteração no mecanismo da sede e muitas vezes não sentem vontade de beber água. Já as crianças dependem dos adultos para se hidratar. Como têm menor peso corporal, o risco de desidratação é maior.”
Hidratação precisa ser cuidadosa em dias de calor extremo
Reprodução/TV Globo
Entre as orientações das autoridades de saúde estão:
beber água com frequência, mesmo sem sentir sede;
evitar exposição prolongada ao sol, em especial, de 10h às 16h;
redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas acamadas;
utilize roupas leves e frescas;
evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
use protetor solar;
Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade de saúde.
“Esse alerta serve para que municípios se preparem e ofereçam refúgios térmicos. O cuidado deve ser redobrado, principalmente com quem já tem problemas de saúde”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
Calor até o fim de semana
Rio terá sol e muito calor nos próximos dias; veja a previsão do tempo
Até domingo (28) não há mudanças no tempo no Rio, com dias bastante ensolarados e temperaturas muito elevadas.
Na sexta-feira (26) e no fim de semana, o predomínio é de sol em todo o estado, com pancadas de chuva isoladas no interior do estado durante a tarde.
Para quem quiser aproveitar o banho de mar nesse período, as praias do Rio estarão com ondas cada vez menores, abaixo de 1 metro de altura. Já na Região dos Lagos as ondas podem alcançar 1 metro, ainda pequenas.
Previsão do tempo na capital:
Quinta: ☀️entre 25°C e 40°C 🔥
Sexta: ☀️entre 25°C e 39°C
Sábado: ☀️entre 24°C e 36°C
Domingo: ☀️entre 24°C e 38°C

LEIA TAMBÉM

Três Graças é massacrada por jornalista da Globo e web reage

A novela de Aguinaldo Silva tomou mais uma nota zero do jornal O Globo

Por que o pepino e o tomate não devem ser guardados juntos

Em muitas cozinhas, pepino e tomate costumam ser colocados lado a lado na fruteira ou na geladeira, o que parece prático, mas não é o ideal. A forma como cada um amadurece, reage à temperatura, à umidade e ao gás etileno afeta diretamente a durabilidade, a textura e o sabor. Entender esses fatores ajuda a

Justiça absolve funcionário que recebeu pagamento de quase R$ 1 milhão totalmente por engano

Um funcionário de uma empresa chilena do setor alimentício vivenciou uma situação financeira inusitada após um erro de pagamento em 2022, recebendo 165 milhões de pesos chilenos em vez dos 500.000 devidos — uma diferença equivalente a cerca de 1 milhão de reais em vez de 3.000 reais. Tanto o funcionário quanto a empresa ficaram