Uma força-tarefa do Governo do Estado interditou três ferros-velhos irregulares em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, durante uma nova etapa da Operação Desmonte, ação que combate a comercialização de peças automotivas de origem ilegal.

A operação, coordenada pelo Detran RJ, contou com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, INEA, Secretaria de Estado de Fazenda e da Prefeitura de Belford Roxo.
Motor com numeração raspada e crimes ambientais
Em um dos estabelecimentos, os agentes encontraram um motor com numeração adulterada, suspeito de ser proveniente de roubo ou furto de veículos. O proprietário foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos.
Os três ferros-velhos, localizados na Rua Rio Canal, no bairro Itaipu, também foram autuados por risco ambiental. Segundo o relatório, os locais despejavam óleo de motor diretamente no solo, contaminando o ambiente às margens de um rio. Todo o material apreendido foi encaminhado para reciclagem em empresas credenciadas pelo Detran RJ.
Locais foram identificados por monitoramento
A força-tarefa chegou aos endereços a partir de informações do setor de monitoramento do Detran RJ, que identificou indícios de irregularidades.
Nenhum dos três estabelecimentos possuía registro junto ao órgão, e os responsáveis não apresentaram notas fiscais das peças comercializadas.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Dias Coelho, destacou a importância da integração entre órgãos públicos no combate a esse tipo de crime:
“A união de várias esferas do Governo do Estado, e também a participação de prefeituras na força-tarefa, é importante para que consigamos regularizar esse tipo de comércio. Nossa intenção é orientar todos para que se cadastrem junto ao Detran RJ e trabalhem de forma regular”, afirmou.

Mais de 130 ferros-velhos interditados desde o início da operação
Criada há dois anos, a Operação Desmonte já interditou 132 ferros-velhos em 66 operações realizadas em todo o estado. Desde o início das ações, mais de 2 mil toneladas de sucatas foram recolhidas e destinadas à reciclagem.
O diretor da Diretoria de Desmontagem do Detran RJ, Alan Ramos, afirmou que o órgão tem acelerado o processo de credenciamento de estabelecimentos que buscam se regularizar:
“Estamos agilizando as licenças dos comerciantes que já entregaram a documentação ao Detran RJ. Já temos 80 empresas credenciadas e seguimos orientando os demais proprietários a procurar o Departamento para se cadastrar”, explicou.
