Corridas em excesso? Especialista alerta para alto risco de lesões

Published on

O aumento expressivo na quantidade de corridas de rua acende um alerta: o risco elevado de lesões nos corredores. Segundo o doutor Rodrigo Kaz, cirurgião ortopedista especialista em joelhos, o acréscimo de cerca de um terço dessas atividades na comparação com o ano passado, pode acarretar, caso os praticantes não respeitem os limites do corpo, em uma série de lesões.

- Publicidade -

Em entrevista ao podcast “Café com Pimenta“, comandado pela jornalista Márcia Pinho, o médico apontou os lados positivos no aumento da quantidade de corridas de rua da cidade, mas destacou que os próprio corredores precisam ter consciência quanto à adaptação às atividades:

“Eu acho que a gente tem que democratizar atividade física, mas por outro lado eu acho que esse movimento da gente tirar o atestado foi exatamente pra cada pessoa, cada indivíduo ser proativo e responsável pelo seu próprio corpo. A gente terceirizar isso para o médico simplesmente é difícil porque às vezes ele não chega e a gente tirar da atividade é muito ruim. A grande questão é que realmente teve uma avalanche de provas”, contou.

Rodrigo destacou quais são as lesões mais comuns dos corredores que procuram o seu consultório para tratar de problemas relacionados às corridas.

Assista ao trecho:

“Pés, joelhos e coluna. Tem as dores intraarticulares, as tendinites, que são muito comuns. Dependendo da forma que o corredor pisa, o ideal é que comece a pisada com o calcanhar e faça um movimento harmônico. Tem treinamento para isso. É muito importante também ter uma passada do mesmo tamanho da outra na hora de correr”, detalhou.

O podcast “Café com Pimenta” está disponível no YouTube da Super Rádio Tupi, no Spotify e nas plataformas Amazon Music e Apple Podcasts.

Veja como foi o podcast com o doutor Rodrigo Kaz na íntegra:

LEIA TAMBÉM

Fiocruz celebra dia da multivacinação com valorização da ciência

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu neste sábado (18) o Dia D da Multivacinação....

Fifa confirmou: Brasil será palco da próxima Copa do Mundo e Maracanã vai receber a final

O ano de 2027 marcará um capítulo significativo na história do futebol feminino, pois a Copa do Mundo será realizada pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, consolidando o compromisso do continente com o desenvolvimento do esporte e prevendo benefícios sociais e econômicos no país. Estádios confirmados para a Copa do Mundo

Regiane Alves relembra viagem à Albânia e encanta com fotos de maiô

Regiane Alves, de 47 anos, compartilhou na última quinta-feira (16), momentos da viagem que fez à Albânia com as amigas Juliana Mendes e Cida Faceira. O país, no sudeste da Europa e banhado pelo mar Adriático, serviu de cenário para cliques de maiô e reflexões sobre aproveitar cada instante da vida. “O bom de viver