O Cruzeiro está próximo de encerrar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com uma das melhores campanhas de sua história recente na competição. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no domingo (03), no Estádio Nilton Santos, a equipe celeste chegou aos 37 pontos em 18 partidas e agora mira a marca simbólica de 40 pontos, estabelecida como objetivo pelo técnico Leonardo Jardim.

Para atingir essa meta, a Raposa precisa vencer o Santos no Mineirão, no próximo domingo (10), às 18h30 (horário de Brasília). A meta de pontuação, segundo Jardim, foi traçada com base no desempenho atual da equipe, que apresenta média superior a dois pontos por jogo, refletindo um rendimento considerado positivo pelo comandante.
Leonardo Jardim (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
“Estamos com média de mais de dois pontos no campeonato e tem sido uma média muito boa. Queremos continuar para ver se conseguimos terminar o primeiro turno com 40 pontos. Acho que é um marco importante”, declarou o técnico, em entrevista coletiva após a vitória no Rio de Janeiro.
Historicamente, o clube já alcançou patamares similares em campanhas vitoriosas. Em 2013, quando terminou campeão nacional sob o comando de Marcelo Oliveira, o Cruzeiro também fechou o turno com 40 pontos, apresentando aproveitamento de 70,2%. No ano seguinte, teve seu melhor desempenho na era dos pontos corridos, somando 43 pontos nas 19 primeiras rodadas, com 75,4% de aproveitamento. Já em 2003, primeiro ano da era dos pontos corridos, a equipe de Vanderlei Luxemburgo obteve 47 pontos em 23 jogos — média equivalente a 39 pontos em 19 partidas.
Apesar do bom momento, a liderança do turno parece improvável. O Flamengo, que também tem 37 pontos, possui dois jogos a menos — contra o Sport e o Mirassol —, enquanto o Palmeiras, com 33 pontos, ainda disputará três partidas, todas adiadas por conta do Mundial de Clubes, ainda sem novas datas definidas.
Independentemente da posição na tabela, Jardim reforça a importância de manter a consistência. Em sua avaliação, o foco está no trabalho a longo prazo e no desenvolvimento do elenco. “Para a torcida e para a forma como se vive no Brasil, que, de uma semana para outra, se passa do céu ao inferno, isso para mim não é bem assim. Eu acredito no processo, no trabalho, na entrega dos jogadores, no projeto do clube”, pontuou o treinador.
Antes do confronto decisivo contra o Santos, o Cruzeiro terá um compromisso importante pela Copa do Brasil. A equipe enfrentará o CRB, na quinta-feira (07), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. No jogo de ida das oitavas de final, houve empate sem gols no Mineirão.
Com foco dividido entre as duas frentes, o Cruzeiro entra em uma semana decisiva tanto para suas ambições no Brasileiro quanto na Copa do Brasil.
The post Leo Jardim define meta no Cruzeiro: “Queremos continuar…” appeared first on Super Rádio Tupi.