Trump eleva ameaça contra Rússia e mobiliza submarinos nucleares

Published on

Durante 45 anos, Estados Unidos e União Soviética (URSS) travaram uma Guerra Fria com direito a ameaça nuclear, em 1962, na Crise dos Mísseis de Cuba. Seis décadas depois, o presidente dos EUA, Donald Trump, reaviveu a tensão atômica com Moscou. Depois de uma publicação do ex-presidente russo Dmitri Medvedev — atual número dois do Conselho de Segurança do país —, o norte-americano ordenou o envio de dois submarinos nucleares em resposta a comentários “provocativos”.

- Publicidade -

Na rede social X, Medvedev fez referência à guerra na Ucrânia e ao ultimato imposto por Trump para um acordo de cessar-fogo. “Trump está brincando de jogo do ultimato com a Rússia: 50 dias ou 10… Ele deveria se lembrar de duas coisas. Primeiro, a Rússia não é Israel nem mesmo o Irã. Segundo, cada novo ultimato é uma ameaça e um passo em direção à guerra.” Três dias depois, na quinta-feira (31/7), o russo criticou o líder americano e citou a “famosa ‘mão morta’” — um sistema  automatizado ultrassecreto instituído pela URSS durante a Guerra Fria para tomar o controle do arsenal atômico, em caso de uma eventual destruição da cadeia de comando soviético. 

“Ordenei que dois submarinos nucleares se posicionassem nas regiões apropriadas, caso estas declarações insensatas e incendiárias sejam mais do que isso”, publicou Trump, ontem, em sua plataforma Truth Social. Ele sublinhou que “as palavras são muito importantes e, muitas vezes, podem ter consequências imprevistas”. “Espero que este não seja um desses casos.”

O republicano não deu detalhes sobre a região onde os submarinos seriam posicionados, nem se têm propulsão nuclear ou se carregam armamentos nucleares. A retórica belicista de Trump é um capítulo a mais no tensionamento entre a Casa Branca e o Kremlin. Ainda que tenha se aproximado do presidente russo, Vladimir Putin, depois da posse, em 20 de janeiro, Trump recentemente referiu-se ao colega como um “inútil” que “fala muita besteira”.

A relação entre os dois países se estremeceu a tal ponto que Washington ameaça impor sanções econômicas à Rússia, caso Putin não encerre a guerra até o fim da próxima semana. A intenção de Trump é lançar mão das chamadas sanções secundárias — de impacto indireto, visariam países que negociam petróleo russo, o que incluiria o Brasil. Na madrugada de quinta-feira, a Rússia lançou um dos piores bombardeios de drones e mísseis contra Kiev, capital da Ucrânia, desde 2022. Pelo menos 31 pessoas morreram.

The post Trump eleva ameaça contra Rússia e mobiliza submarinos nucleares appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Jovem morre em batida entre moto e carro na RJ-140, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo

Jovem morre em acidente entre moto e carro na...

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 03/08/2025

Veja o que os astros revelam sobre o domingo de cada nativo do zodíaco The post Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 03/08/2025 appeared first on Super Rádio Tupi.

John, Helton Leite e Carlos Miguel, do Botafogo: goleiros agitam o mercado da bola

Com dificuldades no Campeonato Brasileiro de 2025, o Fortaleza traçou como meta imediata evitar o rebaixamento. A chegada de Renato Paiva ao comando técnico intensificou a procura por reforços, especialmente para a posição de goleiro, setor considerado prioritário pelo treinador. A diretoria avalia nomes no mercado e iniciou conversas para contratar Helton Leite, atualmente no The post John, Helton Leite e Carlos Miguel, do Botafogo: goleiros agitam o mercado da bola appeared first on Super Rádio Tupi.