Nelson Rodrigues volta aos palcos com “Perdoa-me por me traíres” no Rio

Published on

Ministério da Cultura apresenta a estreia nacional, da nova montagem do texto de Nelson Rodrigues “PERDOA-ME POR ME TRAÍRES” sob a Direção de Marcelo Portes, no elenco a atriz Valéria Alencar, em curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim. Projeto incentivado pela Lei Rouanet, através do Governo Federal do Brasil.

- Publicidade -

O espetáculo conta com belíssima trilha sonora, através de clássicos de Chico Buarque, que se conectam a um roteiro com temáticas repletas de amor, traição e adultério –  um prato cheio para a obra Rodriguiana.

O público vai se envolver na história de Glorinha, uma adolescente que se prostitui para vingar a morte da mãe e buscar identidade e justiça. Com apenas 15 anos, vive com os tios Raul e Odete, e acredita que a mãe, Judite, cometeu suicídio e que o pai, Gilberto, ficou louco. A adolescente é levada por uma amiga para um bordel e se interessa em trabalhar como prostituta, enquanto seu tio Raul, que é dominador e violento, vigia Glorinha para preservar sua castidade., mas ao descobrir que Glorinha se prostitui, Raul decide contar-lhe a verdade sobre a origem dos pais… A peça explora temas polêmicos como aborto, traição, prostituição de menores, hipocrisia humana e machismo. 

O espetáculo é Idealizado e dirigido por Marcelo Portes, a montagem teve sua motivação inicial em 2018, após uma leitura dramatizada na casa de cultura Guilherme Araújo, grande produtor de artistas renomados.  A leitura alcançou sucesso e recebeu vários convites. Um ano após, a direção e elenco se reúnem para reviver o trabalho no Centro Cultural Midrash. Esse contato com o texto “Perdoa-me por me traíres” suscitou em todos à vontade de encená-lo, dando continuidade às pesquisas e estudos feitos para a realização das leituras dramatizadas.

Com um roteiro escrito em 1957 e atual até hoje, o texto permeia questões como feminicídio, violência contra a mulher, clínicas de aborto clandestinas e deputados amorais,  onde é escancarada toda vulnerabilidade humana, o que ganha destaque e especial simbolismo através de um cenário inspirado na obra de Cildo Meireles “O Desvio para o Vermelho”, grande artista plástico conhecido internacionalmente. 

“A genialidade de Nelson Rodrigues mostra em Perdoa – Me Por Me Traíres como ele é atemporal, pois esses problemas são existentes até hoje, depois de 68 anos do texto escrito”  – declara o diretor.

The post Nelson Rodrigues volta aos palcos com “Perdoa-me por me traíres” no Rio appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Chefe do tráfico no Mutuá, ‘G da Força’ é morto pela Polícia Civil

Apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas na região do Boaçu e...

Flamengo: Filipe Luís é sincero sobre falha defensiva no jogo contra o Atlético-MG

Filipe Luís assumiu a responsabilidade pelo gol sofrido pelo Rubro-Negro, ocasionado após falha na saída d bola da equipe The post Flamengo: Filipe Luís é sincero sobre falha defensiva no jogo contra o Atlético-MG appeared first on Super Rádio Tupi.

Ele é o único jogador do Corinthians que atuou em todos os jogos com Dorival Jr

Goleiro Hugo Souza participou de 17 partidas comandadas por Dorival Jr no comando do Timão, depois dele, quem mais foi utilizado pelo técnico foi Talles Magno The post Ele é o único jogador do Corinthians que atuou em todos os jogos com Dorival Jr appeared first on Super Rádio Tupi.