Mesmo após vencer o Atlético-MG no último fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo não repetirá a formação titular no novo confronto contra o clube mineiro. Na quinta-feira (31), às 21h30 (horário de Brasília), as duas equipes se enfrentam novamente, dessa vez pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Para este compromisso, Filipe Luís optará por uma escalação alternativa.

A decisão de preservar os principais nomes foi tomada com aval da diretoria rubro-negra. A prioridade do Flamengo neste momento é o Brasileirão, seguido da Copa Libertadores. Assim, a Copa do Brasil aparece como terceira opção no planejamento esportivo da temporada. A estratégia visa reduzir o desgaste dos atletas mais utilizados e preservar o elenco para desafios considerados mais relevantes.
Pedro e Wallace Yan devem ser utilizados desde o início. Ambos estão suspensos para o jogo seguinte do Brasileirão, contra o Ceará, e, por isso, devem ganhar minutagem diante do Atlético-MG. Outro nome cotado é o do goleiro Matheus Cunha, que segue como titular nas partidas da Copa do Brasil, mesmo tendo assinado pré-contrato com o Cruzeiro. Em entrevista recente, Filipe Luís comentou a situação do jogador: “Seu pré-contrato não impacta nas oportunidades dele”.
Jorginho e Arrascaeta figuram entre os nomes mais prováveis a serem poupados. O meio-campista ítalo-brasileiro, por exemplo, foi utilizado além do previsto no último fim de semana, ao entrar como titular mesmo com planejamento de ser reserva. Já o uruguaio segue sob monitoramento do departamento médico, com controle de carga.
A defesa é o setor mais delicado para a rotação. Léo Ortiz e Léo Pereira, titulares absolutos, acumulam 2.860 e 2.820 minutos jogados em 2025, respectivamente. Danilo, reserva imediato, também está no Top 10 em minutos. Diante desse cenário, a comissão técnica deve lançar mão de jovens revelados pelas categorias de base para compor a zaga.
Ainda que utilize um time alternativo, o Flamengo deve contar com nomes que buscam mais espaço sob o comando de Filipe Luís. Atletas como Juninho e Everton Cebolinha têm chances de aparecer entre os titulares e aproveitar a oportunidade para se firmar na rotação.
Por fim, o elenco rubro-negro realiza na quarta-feira (30), às 15h30 (horário de Brasília), no Ninho do Urubu, o último treino antes da partida. A definição oficial da equipe titular acontecerá após essa atividade, conforme cronograma divulgado pelo clube.
The post Filipe Luís deve mudar escalação do Flamengo para jogo contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil appeared first on Super Rádio Tupi.