Ataque em rinha de galos no Equador deixa 12 mortos

Published on

Um ataque armado em uma rinha de galos na comunidade rural de La Valencia, na província de Manabí, no noroeste do Equador, deixou 12 mortos na última quinta-feira (18). De acordo com a BBC News, a polícia prendeu quatro suspeitos relacionados ao caso e apreendeu armas e uniformes falsificados das forças de segurança.

- Publicidade -
 

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram os atiradores entrando no local e disparando contra os presentes, enquanto espectadores tentavam se proteger. Autoridades locais investigam o caso, e há indícios de que os atiradores, vestidos com trajes militares falsos, pertençam a um grupo criminoso rival de pessoas que estavam no evento.

O Equador enfrenta uma escalada de violência relacionada ao tráfico de drogas. O país é usado como rota para exportação de cocaína, com cerca de 70% da droga mundial passando por seus portos antes de ser enviada para os Estados Unidos e Europa. A cocaína é trazida de países vizinhos, como Colômbia e Peru, os maiores produtores mundiais.

Dados apontam para o agravamento da situação: em janeiro deste ano, 781 homicídios foram registrados no país, o mês mais violento dos últimos tempos. O presidente do Equador, Daniel Noboa, reconheceu o impacto do tráfico na violência, atribuindo grande parte dos crimes à disputa entre gangues pelo controle de rotas de drogas.

Leia Também: Caso Silvio Santos reflete controvérsia sobre tributação de herança no exterior

LEIA TAMBÉM

Miss São Paulo processa a Meta e a acusa de manter comentários racistas no Instagram

(FOLHAPRESS) - A modelo Milla Vieira, vencedora do Miss São Paulo 2024, abriu um...

Leão 14, primeiro papa dos EUA, tem histórico de críticas a gestão de Donald Trump

(FOLHAPRESS) - Saudado nesta quinta-feira (8) por Donald Trump, o novo pontífice, o americano...

Médico revela truque com as mãos que pode indicar tumor no cérebro

Um teste rápido de 30 segundos pode ajudar a identificar possíveis alterações no funcionamento...