TJRJ suspende decreto que aumenta valor de entrada de ônibus de turismo em Cabo Frio

Published on


A decisão foi tomada após uma ação da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado do Rio. Justiça suspende decreto que determina taxa de R$2500 para ônibus de turismo em Cabo Frio
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu nesta quarta-feira (16), por meio de liminar, os efeitos do decreto municipal que determinava a cobrança de uma taxa de até R$ 2.500 reais para a entrada de ônibus de turismo em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
A decisão foi tomada após uma ação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio (ABIH). De acordo com órgão, as regras impostas pelo decreto municipal são abusivas e prejudiciais ao turismo local.
Segundo o desembargador Marco Antônio Ibrahim, o decreto vai contra a Constituição Estadual, ao dificultar o direito de ir e vir e o livre exercício da atividade econômica. Além disso, o magistrado também destacou que não há uma lei que fundamente a cobrança dessas tarifas.
No início de abril, a Prefeitura de Cabo Frio firmou um acordo com os governos de Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia para padronizar as tarifas cobradas aos ônibus de turismo. Com a medida, o valor sofreu um aumento de até 700%.
Com a entrada em vigor do decreto, houve manifestações contrárias à cobrança da taxa por parte de empresários e profissionais do setor.
“Com essa taxa, o que vai acontecer é: aquele hóspede que não gosta de dividir quarto ou fazer transbordo de uma cidade para outra vai desembarcar em outro município. Cabo Frio simplesmente vai deixar de arrecadar. Já estão acontecendo cancelamentos de excursões previamente agendadas por empresas em nossos hotéis e pousadas”, afirmou o empresário Carlos Cunha.
Em nota, a Procuradoria Geral do Município de Cabo Frio informou que, com a suspensão do decreto, voltam a vigorar os Decretos nº 5.735/2017 e nº 7.408/2025.
Segundo o órgão, essas normas também proíbem a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo na cidade, permitindo apenas o embarque e desembarque de passageiros no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT), com a cobrança da taxa prevista no decreto de 2017.
Justiça suspende decreto que aumentava taxa de entrada de ônibus de turismo em Cabo Frio
Reprodução

LEIA TAMBÉM

Idosos pagam caro por “erro bobo” no INSS

Muitos aposentados e pensionistas brasileiros têm enfrentado a suspensão de seus benefícios do INSS devido a um descuido que pode parecer trivial: deixar de sacar o benefício por mais de dois meses. Essa situação, que gera dúvidas e preocupações, está prevista na legislação e requer atenção para evitar transtornos. A Lei nº 8.213/91, juntamente com The post Idosos pagam caro por “erro bobo” no INSS appeared first on Super Rádio Tupi.

Semana Santa tem celebrações na Catedral do Santíssimo Salvador em Campos

Os ritos da Semana Santa 2025 começaram na quinta-feira...

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 19/04/2025

Veja o que os astros revelam sobre o sábado de cada nativo do zodíaco The post Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 19/04/2025 appeared first on Super Rádio Tupi.