Hospital da Uerj atinge mil cirurgias robóticas pelo SUS

Published on

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), alcançou um marco relevante no início de abril: a realização da milésima cirurgia robótica. O feito ocorreu no dia 7 e consolida o hospital como referência no uso da tecnologia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

Desde sua implantação em fevereiro de 2019, o Programa de Cirurgia Robótica do Hupe reúne especialistas de diversas áreas, como Cirurgia Geral, Ginecologia, Urologia, Cabeça e Pescoço, Proctologia e Cirurgia Torácica. O hospital utiliza o sistema Da Vinci com plataforma Xi, considerado o mais avançado para procedimentos minimamente invasivos.

A milésima intervenção envolveu uma paciente de 42 anos, que passou por ressecção de focos de endometriose profunda, além da retirada do útero e das trompas.

LEIA MAIS: Vídeo: Cinco morrem em ação por morte de policial, marido de juíza, na Zona Sul

Segundo o professor Marco Aurélio Pinho, coordenador do Ambulatório de Endometriose, os principais benefícios da cirurgia robótica incluem recuperação acelerada, menor risco de infecção, menos dor e melhores resultados estéticos. O uso da tecnologia também reduz o tempo de internação e contribui para uma maior rotatividade de leitos.

Foto: Divulgação/UERJ

Número de cirurgias por dia

Atualmente, o hospital consegue realizar até duas cirurgias robóticas por dia. Para o diretor geral do Hupe, professor Rui de Teófilo, o Programa proporciona um atendimento mais qualificado à população, combinando assistência médica de excelência com formação profissional e produção científica.

“O Hupe foi o primeiro hospital estadual a adquirir um robô cirúrgico. Isso reafirma o compromisso da Uerj com a integração entre ensino, pesquisa e saúde pública”, afirmou o diretor.

The post Hospital da Uerj atinge mil cirurgias robóticas pelo SUS appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

José Boto avalia pedir demissão do Flamengo após veto à contratação de atacante irlandês

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, avalia pedir demissão de seu cargo....

Renato Gaúcho deve manter formação com três zagueiros no Fluminense

O Fluminense enfrenta o Chelsea nesta terça-feira (08), às 16h (horário de Brasília), no...

A declaração de Courtois, do Real Madrid, direcionada a Donnarumma

A discussão sobre a responsabilidade pela grave lesão de Jamal Musiala, ocorrida durante a partida entre PSG e Bayern de Munique pela Copa do Mundo de Clubes, gerou reações divergentes entre dois dos principais goleiros do futebol europeu. Gianluigi Donnarumma, envolvido diretamente no lance, foi defendido publicamente por Thibaut Courtois e criticado por Manuel Neuer. The post A declaração de Courtois, do Real Madrid, direcionada a Donnarumma appeared first on Super Rádio Tupi.