Mulheres vítimas de violência podem ter reconstrução dentária pelo SUS

Published on

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União.  

- Publicidade -
 

 Estão incluídos procedimentos de:

ReconstruçãoPrótesesTratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.

O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS. 

Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.

A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.

O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.

“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.

LEIA TAMBÉM

Jorge Jesus ganha força nos bastidores da CBF e pode assumir a Seleção

O técnico português Jorge Jesus passou a ser considerado um dos nomes favoritos para...

Presa por abuso sexual, professora guarda “memórias” no celular

Uma professora de Illinois, nos Estados Unidos, acusada de agressão sexual contra um aluno...

Morre Wanda Chase, jornalista e ativista pela igualdade racial, aos 74 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A comunicadora e ativista Wanda Chase morreu na madrugada...