Anatel adia decisão sobre expansão da Starlink no Brasil

Published on

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu nesta quinta-feira (3) adiar a análise do pedido para expansão de serviços de internet via satélite da Starlink no Brasil.

- Publicidade -
 

Os conselheiros do órgão concederam mais 120 dias para o relator, Alexandre Freire, apresentar a sua posição sobre a solicitação feita pela empresa de Elon Musk, em dezembro de 2023, para explorar novos 7.500 satélites no país.

Se o pedido for aprovado, a Starlink irá expandir de 4.408 para 11.908 o número de satélites autorizados a atuar no Brasil.

A Starlink já responde pela maior quantidade de acessos à internet via satélite no país. No fim de 2024, a empresa de Musk já detinha 57% desse mercado, segundo dados da Anatel, desbancando a Hughes, que agora tem 31,1% dos acessos.

A Anatel aprovou em janeiro de 2022 a exploração dos satélites da Starlink no Brasil até março de 2027.

No último ano da gestão de Jair Bolsonaro (PL), em 2022, o governo anunciou uma parceria com a Starlink para a operação de satélites na Amazônia. Musk, que também é dono do X (ex-Twitter), da Tesla e da SpaceX, esteve no Brasil e se reuniu com o então presidente e integrantes de seu governo.

Bolsonaro foi derrotado nas urnas, e o governo Lula (PT) mantém distância dos interesses do empresário, o homem mais rico do mundo. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, já xingou em público o bilionário, que hoje integra o governo de Donald Trump nos Estados Unidos.

Os ataques de Musk ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e ao governo Lula (PT) ainda foram citados em pedidos de análise direcionados pelo relator do caso na Anatel aos técnicos da agência, como mostrou a Folha de S.Paulo. Ainda são avaliados os impactos “de ordem concorrencial e de sustentabilidade ambiental”, pois a Starlink já detém “número significativo de satélites e busca expandir ainda mais a sua presença”, disse Freire à reportagem, em 2024.

LEIA TAMBÉM

Jorge Jesus ganha força nos bastidores da CBF e pode assumir a Seleção

O técnico português Jorge Jesus passou a ser considerado um dos nomes favoritos para...

Presa por abuso sexual, professora guarda “memórias” no celular

Uma professora de Illinois, nos Estados Unidos, acusada de agressão sexual contra um aluno...

Morre Wanda Chase, jornalista e ativista pela igualdade racial, aos 74 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A comunicadora e ativista Wanda Chase morreu na madrugada...