STF derruba lei de Uberaba que proibia vacinação obrigatória contra covid-19

Published on

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira, 6, uma lei do município de Uberaba (MG) que proibia a vacinação obrigatória contra a covid-19 e a aplicação de sanções a quem não se vacinasse. A lei foi suspensa em 2022, por uma liminar (provisória) do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte. Agora, com a análise do mérito, o Supremo declarou a norma inconstitucional.

- Publicidade -
 

A liminar de Barroso foi dada atendendo a um pedido do partido Rede Sustentabilidade, que questionou a legislação. A norma, se apoiando em “respeito às liberdades fundamentais individuais das pessoas”, vedou a vacinação compulsória contra a covid-19 e proibiu sanções aos que optassem por não se vacinar.

O julgamento do caso começou em plenário virtual. Barroso votou pela inconstitucionalidade da legislação da cidade mineira. Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Rosa Weber, hoje aposentada, seguiram o relator. Durante o julgamento virtual, o ministro Kassio Nunes Marques pediu destaque e levou a ação para o plenário presencial.

Nesta quarta-feira, na sessão presencial, Nunes Marques disse que, com o fim do cenário epidemiológico, a ação perdera seu objeto e deveria ser extinta. Por outro lado, o restante dos ministros presentes seguiu o voto de Barroso, relator da ação, que pedia a inconstitucionalidade. Gilmar Mendes e Cármen Lúcia não participaram do julgamento.

Durante a sessão, Moraes ressaltou o dano que a covid-19 causou no Brasil e apontou como os estragos foram potencializados pelo negacionismo. “Nós não estamos falando de uma, como foi dito à época por alguns, ‘gripezinha’. Nós estamos falando de uma pandemia em que mais de 700 mil brasileiros morreram. O Brasil foi o segundo país do mundo em números absolutos com maior número de mortes”, disse.

Moraes relembrou, sem citar nomes, narrativas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro que tentavam descreditar a vacina. “Com alguns argumentos, como ‘quem toma vacina vira jacaré’. Outro, de que a pandemia era uma conspiração chinesa para instalar um chip na vacina e o Brasil virar comunista. Tudo isso, que hoje parece risível, à época foi trazido para que as pessoas não se vacinassem, e o Brasil foi demorando para importar vacina”, argumentou.

LEIA TAMBÉM

No BBB 26, Jonas Sulzbach relembra irmão assassinado com nove tiros

Confinado no BBB 26, Jonas Sulzbach completa 40 anos neste sábado (7) enquanto volta...

Justiça revoga prisão preventiva de influencer argentina acusada de injúria racial no Rio

(FOLHAPRESS) - A Justiça do Rio de Janeiro revogou nesta sexta-feira (6) a prisão...

United aproveita expulsão, bate Tottenham e vence a quarta seguida

(UOL/FOLHAPRESS) - O Manchester United aproveitou uma expulsão cedo, venceu o Tottenham por 2...