Otan reforça aliança com Ucrânia em cúpula, mas não avança em plano de adesão

Published on

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Líderes da Otan, a aliança militar ocidental, reafirmaram seu compromisso com a Ucrânia durante a cúpula do grupo em Washington, iniciada nesta terça-feira (9).

- Publicidade -

Nesta quarta (10), o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg -que preside o último encontro do tipo antes de ser substituído pelo holandês Mark Rutte-, disse a jornalistas que há a expectativa de que os países-membros ofereçam um pacote de ajuda substancial para o país invadido pela Rússia em 2022.

Os planos envolveriam a criação de um Comando da Otan específico para Kiev, oferecendo assistência de segurança e treinamentos para as suas tropas, além de uma garantia de fluxo de ajuda de longo prazo.

Ele ainda afirmou que haveria novos anúncios de apoio militar imediato durante o evento em solo americano, incluindo defesa aérea e medidas para garantir a total interoperabilidade entre as forças ucranianas e as da Otan.

Stoltenberg declarou, por fim, esperar que os aliados reiterassem o compromisso de fazer do próprio país liderado por Volodimir Zelenski um membro da Otan. Por enquanto, contudo, nenhum passo concreto para isso foi dado.

LEIA TAMBÉM

Sony se prepara para voltar ao mercado de celulares

A Sony pode estar se preparando para retornar ao mercado de smartphones com dois...

Simulador de aposentadoria do INSS é reativado

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a...

Entenda de uma vez por todas o que o Serasa faz com sua dívida de mais 5 anos

Entre as principais dúvidas de quem tenta reorganizar a vida financeira em 2026, uma se destaca: o que realmente acontece com dívidas antigas, especialmente aquelas que já passaram de cinco anos? A discussão envolve diretamente a atuação de serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e também de órgãos de defesa do consumidor, que