Fiocruz faz coleta de mosquitos em Macaé, RJ, para pesquisa sobre sorotipo viral

Published on

Trabalho será realizado entre esta segunda-feira (25) e quarta-feira (27) junto com agentes de endemias. Mosquito transmissor da dengue
National Institute of Allergy and Infectious Diseases/ Unsplash
Uma equipe da Fiocruz, coordenada pela pesquisadora do Laboratório das Interações Vírus-Hospedeiros-LIVH/IOC/Fiocruz, Nildimar Honório, fará a coleta de mosquitos adultos em Macaé, no Norte Fluminense, entre esta segunda-feira (25) e a quarta-feira (27) para uma pesquisa que quer identificar os sorotipos de dengue que circulam na cidade.
Os trabalhos serão feitos junto com agentes de endemias do município em pontos estratégicos como borracharias e ferros velhos, para a realização do diagnóstico viral.
A vigilância virológica em mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus pode alertar as autoridades de saúde para a presença dos diferentes sorotipos circulantes e subsidiar a vigilância entomovirológica em locais considerados estratégicos para a manutenção e proliferação dessas espécies de mosquitos.
Fumacê suspenso
E por conta das condições climáticas, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde de Macaé suspendeu a pulverização do fumacê/UBV no início desta semana. Assim que as condições climáticas permitirem o adequado uso do equipamento, será divulgada a atualização do cronograma de ações.
Mesmo assim, ainda é importante que os moradores mantenham os cuidados nos quintais para evitar água acumulada em locais que possam virar criadouros de mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

More like this

UFC: Dana White anuncia aumento de bônus no UFC 300 para mais de R$ 1,5 milhão

O presidente do UFC, Dana White, anunciou aumento no valor do bônus do UFC...

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

(FOLHAPRESS) - Um estudo pioneiro no Brasil demonstrou que o tratamento de usuários de...

Ricardo Nunes recua sobre instalação de 1,5 mil radares em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vetou o aumento de radares eletrônicos...