Coceira na zona genital não deve ser ignorada; entenda um dos motivos

Published on

A persistente sensação de coceira na área genital ou a ocorrência de candidíase (uma infecção causada por fungos) nem sempre indicam uma infecção sexualmente transmissível. Como esclarece o médico Neel Patel ao Daily Express, esses sintomas podem ser indicativos de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, e muitas vezes passam despercebidos.

De acordo com o portal da Diabetes UK, uma organização de caridade para pessoas com diabetes no Reino Unido, a coceira resulta do aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. “Coceira e dor na área genital podem indicar uma infecção por fungos (…), sendo um sinal de diabetes tipo 2”, conforme mencionado.

Patel destaca que é aconselhável procurar um especialista se a coceira ou candidíase estiverem acompanhadas de outros sintomas, como micção frequente, perda de peso inexplicada, sede intensa, fadiga excessiva e a presença de feridas que não cicatrizam.

Lembrando que a diabetes é uma doença crônica “silenciosa”, afetando todas as idades e ambos os sexos. Caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultando em hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a forma mais comum, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando esta não é utilizada corretamente pelo organismo.
 
 
Leia Também: Está de ressaca? O que deve comer no café do manhã para recuperar

LEIA TAMBÉM

NFL quer voltar ao Brasil em 2025, e São Paulo tem concorrência para receber jogo

Após o primeiro jogo da National Football League (NFL) no Brasil, classificado como um...

Conmebol divulga horário e local da final da Libertadores Feminina

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Conmebol definiu na tarde desta quinta-feira (17) o...

Tempestade prevista para sexta (18) deve atingir todo o estado de SP, com ventos de 60 km/h

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A região metropolitana de São Paulo deve enfrentar um...