Maricá confirma primeiro caso de gripe aviária

Published on

Animal era migratório e foi encontrado em alto mar por pescadores. Nesta sexta-feira (21) a Secretaria Estadual de Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. De acordo o município, a ave é silvestre da espécie Trinta-Réis-real.
O animal foi resgatado em alto mar por pescadores, no distrito de Itaipuaçu. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que tiveram contato com a ave passam bem e estão em fase de monitoramento.
Já são 67 casos confirmados no Brasil desde o primeiro registrado, no dia 15 de maio. A doença que é viral e altamente contagiosa atinge, principalmente, as aves, mas pode ser transmitida também para mamíferos como cães, gatos e até humanos.
A orientação é para que as pessoas evitem contato com animais que apresentem sintomas da doença ou que tenham morrido sem explicação. Os sintomas apresentados pelos animais são corrimento ou inchaço nos olhos, dificuldade para respirar, lentidão, incapacidade de se levantar ou andar, convulsões e tremores.
Em casos suspeitos a vigilância em saúde deve ser acionada pelo número (21) 96452-1960 ou pelo email notifica.viambmarica@gmail.com.

LEIA TAMBÉM

José Mourinho passará por cirurgia em Portugal em meio à pressão no Fenerbahce

O técnico José Mourinho, do Fenerbahçe, deixou Istambul, neste sábado, por causa de "um...

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 22 mortos em Minas Gerais

Um acidente rodoviário deixou 22 mortos na madrugada deste sábado (21) em Teófilo Otoni,...

Racismo de jogadora do River Plate interrompe partida e Grêmio avança à final da Ladies Cup

Um episódio de racismo interrompeu a partida entre River Plate e Grêmio na sexta-feira,...