Animal era migratório e foi encontrado em alto mar por pescadores. Nesta sexta-feira (21) a Secretaria Estadual de Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. De acordo o município, a ave é silvestre da espécie Trinta-Réis-real.
O animal foi resgatado em alto mar por pescadores, no distrito de Itaipuaçu. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que tiveram contato com a ave passam bem e estão em fase de monitoramento.
Já são 67 casos confirmados no Brasil desde o primeiro registrado, no dia 15 de maio. A doença que é viral e altamente contagiosa atinge, principalmente, as aves, mas pode ser transmitida também para mamíferos como cães, gatos e até humanos.
A orientação é para que as pessoas evitem contato com animais que apresentem sintomas da doença ou que tenham morrido sem explicação. Os sintomas apresentados pelos animais são corrimento ou inchaço nos olhos, dificuldade para respirar, lentidão, incapacidade de se levantar ou andar, convulsões e tremores.
Em casos suspeitos a vigilância em saúde deve ser acionada pelo número (21) 96452-1960 ou pelo email notifica.viambmarica@gmail.com.