‘Sustenta Carnaval Expo’ estreia no bairro da Gamboa, zona portuária do RJ

Published on

O projeto Sustenta Carnaval EXPO é a primeira exposição de fantasias e adereços recolhidos na área da dispersão do Sambódromo do Rio de Janeiro. Com entrada franca, o evento que será realizado nos dias 30 e 31/5 no saguão do 1º andar da Moby Self Storage da Gamboa, propõe no bairro da zona portuária, além da exposição dos insumos, mini palestras, roda de conversa e atelier de reciclagem com profissionais de referências dos setores culturais e de sustentabilidade.

O acervo do Sustenta Carnaval conta com mais de 23 toneladas recolhidas no Carnaval de 2022 e 2023. Esses insumos estão sendo disponibilizados para projetos de iniciativas solidárias em forma de doação e projetos culturais e educacionais em forma de revenda por quilo.

A entrada para a programação de lançamento é gratuita com confirmação da presença até 28/05 (informações no serviço), tendo como foco principal: representante de empresas, organizações, instituições, gestores, lideranças, intelectuais, educadores, artistas plásticos, profissionais das áreas ambiental e social, performistas e atores em diversas áreas da cultura. A realização é da Associação Brasil Cultural em parceria com a Moby Self Storage, espaço onde está sendo feita a triagem e a organização dos insumos, após os desfiles das 27 escolas de samba nas 5 noites do Carnaval 2023, um trabalho executado em conjunto com a equipe da Comlurb.

Projeto Sustenta Carnaval

Idealizado em 2020 por Mariana Pinho, o Sustenta Carnaval é um projeto socioambiental e de economia circular cujo conceito tem como objetivo gerar debates e reflexão sobre a adoção de princípios sustentáveis de circularidade no desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria criativa. O projeto integra sua ação na engrenagem cíclica do Carnaval Carioca (evento anual). Reinventando, reciclando e fazendo durar o Carnaval do Brasil, estabelecendo assim a relação com a economia circular.

O impacto direto nas ações do projeto Sustenta Carnaval vem do resultado da receita de revenda dos insumos que, uma vez concretizada, é revertida em projetos de neutralização de carbono e programas de inclusão e capacitação profissional.

O objetivo do projeto Sustenta Carnaval  não é apenas impedir que esses novíssimos trajes sejam descartados, mas demonstrar o potencial de reúso em diferentes eventos e propostas. Entre as parcerias bem sucedida, destaca-se a ponte estabelecida pela SECEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa) e as Prefeituras dos Municípios do Rio de Janeiro, que ao utilizarem as fantasias em suas decorações festiva, nos figurinos dos projetos culturais e eventos que fazem parte do calendário de cada localidade, agrega sustentabilidade ao projeto e a cada região do Rio de Janeiro. Uma engrenagem sustentável, cultural e um exemplo para a futura geração. 

O acervo do projeto faz parte do objeto do Convênio com a Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, dando impulso a uma série de ações sustentáveis sem fins lucrativos, em relação direta com desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, associadas ás áreas temáticas que envolvem tecnologias, competências e novas oportunidades.

Realizado pela Associação Brasil Cultural, o projeto não possui fins lucrativos. Os ocasionais lucros são destinados à programas de investimentos e capacitação profissional para mulheres (negras, monoparentais, trans e refugiadas).

As ações do Sustenta Carnaval estão alicerçadas nos 17 ODS da ONU, tendo como base um desenvolvimento responsável e atuante para os resultados esperados do projeto. A meta é permanecer diretamente ligado à Agenda 2030 e à “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas” que visa prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.

The post  ‘Sustenta Carnaval Expo’ estreia no bairro da Gamboa, zona portuária do RJ appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Companhia aérea encontra mala de Bia Haddad em Guarulhos após apelo nas redes sociais

A companhia aérea Swiss Airlines encontrou a mala que pertence à tenista Beatriz Haddad...

Fome atinge 8,4 milhões no Brasil, mostra estudo da ONU

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Um estudo de cinco agências da ONU mostra...

Corinthians retoma ‘plano Gabigol’ e espera parceiro por reforço de peso

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O atual presidente do Corinthians, Augusto Melo, não desistiu do...