‘Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades’ se apresenta no Parque Madureira, na programação do Festival Back2Black

Published on

Com elenco formado por 23 artistas entre atores, dançarinos e músicos, em pernas de pau, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente”, apresenta o espetáculo “Chegança do Almirante Negro na Pequena África” na Concha Acústica do Parque Madureira, dia 28/5, às 15h30. Entrada franca.

São 40 anos dedicados à “pesquisa e criação de um teatro que trabalha com as práticas cruzadas da tradição da cultura brasileira”. Para celebrar suas 4 décadas de história, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades volta às ruas com a peça que tem dramaturgia em cordel inspirada no episódio da Revolta da Chibata e seu líder João Cândido.

“Chegança do Almirante Negro na Pequena África” é um auto popular brasileiro que entrelaça intimamente essas raízes e revela, aos brasileiros, parte essencial de sua memória e identidade. A encenação reforça o aspecto arquetípico dos personagens. A trilha sonora sendo tocada ao vivo, referenciada nos folguedos populares, é composta especialmente para o espetáculo, seguindo uma linha de pesquisa baseada em melodias e ritmos do auto popular brasileiro: cheganças e marujadas.

Sobre João Cândido Felizberto, o Almirante Negro, e a rebeliaõ de 1910

Um herói brasileiro, líder de uma revolta contra o uso da chibata na marinha arbitrária brasileira do séc. XIX deve ser lembrado assim como a vida de seus companheiros, muitos de ascendência afro-brasileira, filhos e netos de escravizados, barbaramente executados após suposta anistia.

…a história caminha inexorável sobre os extratos compactados de heróis e mártires; expor esses fatos da saga brasileira ativa a memória mais revolucionária e luminosa da vida.

Caminhar para o futuro, não sobre campo minado do esquecimento, mas sobre terreno fértil dos que tombaram pela pátria por tempos mais generosos e igualitários.

Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades

Há 40 anos a companhia trabalha com as linguagens da cena contemporânea relacionando, deste modo, os universos das artes cênicas e dos festejos, do rito e do mito, do sagrado e do profano. Seus 13 espetáculos autorais em repertório, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores/ músicos populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando a arte de rua como importante veículo de intervenção urbana e de transformação.

The post ‘Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades’ se apresenta no Parque Madureira, na programação do Festival Back2Black appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Desfalcado e com volta de Ríos, Palmeiras tenta no Maracanã frear reação do Fluminense

O Palmeiras sobe ao gramado do Maracanã, no Rio, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário...

Companhia aérea encontra mala de Bia Haddad em Guarulhos após apelo nas redes sociais

A companhia aérea Swiss Airlines encontrou a mala que pertence à tenista Beatriz Haddad...

Gilberto Gil pode fazer shows esporádicos após aposentadoria, diz esposa

Apesar de anunciar sua aposentadoria em 2025, Gilberto Gil, 82, pode se apresentar esporadicamente....