É possível gerar energia através do lixo

Published on

Através de processos de conversão térmica, ou biológica, os resíduos sólidos, ou lixo, podem se transformar em fonte de energia. Pela conversão térmica, os resíduos são queimados em um processo controlado, fazendo um vapor que pode ser utilizado para produzir eletricidade. Já na conversão biológica, os resíduos são decompostos por microrganismos em condições anaeróbicas, produzindo biogás, que pode ser usado como combustível. Além do mais, a geração de energia, baseada em resíduos sólidos ou lixo, tem um grande potencial para diminuir a quantidade de dejetos que são destinados aos aterros sanitários, ajudando na preservação do meio ambiente e na redução dos impactos negativos causados pela disposição inadequada de resíduos. 

Todos nós sabemos que o lixo é um desafio ambiental significativo. Atualmente, estamos cada vez mais conscientes dos impactos negativos do acúmulo de resíduos em nossas cidades e aterros sanitários. Além do problema da disposição, a decomposição do lixo libera gases do efeito estufa que contribuem para mudanças climáticas. Segundo o especialista em Gestão de Resíduos e coleta seletiva e presidente do Grupo URBAM, Guilherme Almeida, a geração de energia, também conhecida como Waste-to-Energy, é uma forma sustentável de produzir eletricidade e calor. “É importante ressaltar que a geração de energia a partir do lixo deve ser acompanhada de rigorosas medidas de controles ambientais. As usinas de incineração modernas são equipadas com filtros avançados que captam substâncias tóxicas e minimizam a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, os resíduos sólidos remanescentes da incineração, chamados cinzas, devem ser tratados e descartados de maneira adequada”, explica.

especialista em Gestão de Resíduos e coleta seletiva e presidente do Grupo URBAM, Guilherme Almeida (Foto: Divulgação)

Ainda segundo Guilherme, no caso do biogás, ele só pode ser feito a partir de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e resíduos agrícolas. “O biogás pode ser combustível para geradores elétricos e para veículos. É claro que a geração de energia não pode ser a única solução para a reutilização do lixo. É fundamental que continuemos a promover a redução, a reutilização e a reciclagem como estratégicas chaves para a redução de lixo acumulado, e assim, preservar os recursos naturais”, diz.

Guilherme conclui dizendo que a geração de energia através do lixo é uma abordagem inovadora e sustentável para lidar com os desafios do gerenciamento de resíduos. “Transformar o lixo em fonte renovável traz benefícios ambientais, econômicos e sociais. Com investimento contínuo em tecnologias avançadas e políticas adequadas, podemos aproveitar ao máximo esse potencial e construir um futuro mais limpo e sustentável para todos”.

The post É possível gerar energia através do lixo appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Mega-sena acumula de novo e prêmio vai para R$ 61 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.751 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado...

Juventus abre conversas pela contratação de Galeno, do Porto e seleção

(UOL/FOLHAPRESS) - A Juventus demonstrou interesse na contratação do atacante Galeno, que chegou a...

Os esportes mais novos (e os mais antigos) das Olimpíadas modernas

De quatro em quatro anos, o mundo prende a respiração enquanto os atletas mais...