Resgate da jiboia foi na sexta-feira (24) e do tamanduá neste domingo (26). Os dois estavam sem ferimentos e foram devolvidos para a natureza. Tamanduá-mirim foi devolvido à natureza depois de ser resgatado em Maricá, no RJ
Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá
A Guarda Municipal de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, resgatou uma jiboia e um tamanduá-mirim, ambos sem ferimentos, em diferentes locais da cidade. O Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá (Gedam) foi acionado pelos moradores do Recanto e Itapeba na sexta-feira e no domingo, respectivamente.
A jiboia foi capturada no Recanto e devolvida a uma área de mata no próprio bairro.
Já o tamanduá-mirim foi encontrado em cima de uma árvore no bairro Itapeba e recolhido pelos agentes sem ferimentos, e foi solto em seu habitat natural.
Jiboia foi resgatada no bairro Recanto e foi devolvida à natureza em Maricá, no RJ
Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá
O Gedam é composto por equipes especializadas e treinadas em cursos e capacitações para resgate de animais.
Desde o início do ano, já foram resgatados 79 animais de diferentes espécies em todos os distritos da cidade. Roberto de Oliveira, coordenador do Gedam, enfatiza a importância de devolver os animais à natureza e alerta para que a população não manipule os animais sem a constatação do seu estado sanitário, o que pode ser prejudicial à saúde.
A Guarda Municipal orienta a população a acionar a patrulha ambiental em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana da cidade ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A recomendação é não tentar resgatar, mexer ou afugentar esses animais e deixar o resgate ser feito de maneira segura pelos agentes.
Os telefones de contato são 153 ou (21) 98609-1516 (Disque-Seop), e funcionam 24 horas.

Jiboia e tamanduá-mirim são resgatados pela Guarda Municipal em Maricá, no RJ
Published on
