Ônibus voltam a circular no bairro nesta sexta
A violência no Jardim Catarina, em São Gonçalo, continua sendo motivo de preocupação para os moradores do bairro. Nesta quinta-feira (2), os ônibus circulavam apenas na Avenida Albino Imparato, principal via da região, até o cruzamento com a Rua Gonçalves Alves. No mesmo dia, uma criança foi baleada por criminosos enquanto brincava no quintal de casa. Nesta sexta-feira (3), os ônibus voltaram a circular normalmente, e uma operação da Polícia Militar está sendo feita no bairro. Nada disso, no entanto, é suficiente para acabar com a sensação de insegurança da população.
“Os ônibus voltaram ao normal nesta sexta, mas não sabemos se isso vai continuar. Tudo pode mudar daqui a 10 minutos, principalmente porque a Polícia Militar está passando aqui toda hora e está tendo operação. A gente fica com medo, né?”, afirmou uma moradora que preferiu não se identificar por medo.
Leia +: Toque de recolher gera medo em São Goncalo; PM reforça segurança
Leia +: Ônibus são proibidos de circular no Jardim Catarina em SG
Leia +: Criança é baleada durante ataque em comunidade de São Gonçalo
Alguns ônibus foram usados por criminosos como barricadas nesta semana. Desde a última segunda-feira (30), foi imposto um “toque de recolher” pelos criminosos no bairro. A falta de ônibus fez com que muita gente tivesse dificuldade de sair de casa e seguir para seus compromissos.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), a situação no Jardim Catarina voltou ao normal. Mais cedo, por volta das 7h desta sexta, no entanto, foi passada a informação de que os rodoviários ainda seguiam evitando andar pelo bairro com os ônibus.
OPERAÇÃO POLICIAL
A Secretaria Estadual de Polícia Militar confirmou que policiais do 7º BPM (São Gonçalo) estão realizando uma operação no bairro nesta sexta, com o objetivo de coibir movimentações criminosas, com o apoio do Batalhão de Ações Cães (BAC). Na ação de hoje, até o momento, quatro homens foram detidos e drogas foram apreendidas.
Policiais do 7º BPM fazem operação na entrada do bairro
Polícia Militar mantém uma viatura baseada na entrada do bairro
ESCOLAS E UNIDADES DE SAÚDE FECHADAS
O medo é constante nos moradores, já que escolas e unidades de saúde da região chegaram a parar de funcionar esta semana por conta dos conflitos entre policiais e traficantes.
A Secretaria de Educação de São Gonçalo informou que a Umei Augusto de Freitas Lessa não irá funcionar no período da tarde desta sexta por causa da questão da violência. Outras escolas, no entanto, seguem funcionando. Neste período de férias, apenas as secretarias das escolas funcionam das 8h às 17h.
Unidades de saúde, ainda segundo a Prefeitura, chegaram a ser fechadas e seguem de prontidão para o caso de necessidade de suspensão dos atendimentos.
Já a Secretaria Estadual de Saúde disse que a operação atual não afetou as unidades de saúde estaduais e seus funcionamentos na região.
A Secretaria Estadual de Educação informou que o ano letivo de 2023 só terá início na próxima segunda-feira (06).