TAF deve ser realizado entre os meses março e abril
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou a convocação de 2,6 mil candidatos do concurso da Polícia Civil do Rio para aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF). A distribuição de convocados será para as seguintes funções:
Cargo de Auxiliar de Necropsia: 50 candidatos
Técnico de Necropsia: 50
Investigador: 1.500
Inspetor: 1.000
O quantitativo pode aumentar em caso de candidatos empatados na última colocação. A previsão é que o TAF complementar seja realizado entre os meses de março e abril. Em breve será divulgado o cronograma das atividades.
“Essa é mais uma vitória para a Segurança Pública do Rio de Janeiro e a população fluminense. O reforço nos quadros da Polícia Civil constrói uma estrutura de investigação cada vez mais fortalecida no combate à criminalidade. Todos os esforços de valorização das nossas polícias têm refletido na queda expressiva dos índices criminais. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir mais conquistas e avanços para o nosso estado”, ressalta o governador Cláudio Castro.
A nova convocação para o TAF foi possível após estudo técnico e parecer favorável do jurídico da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Gabinete de Recuperação Fiscal. Na primeira chamada, cerca de 5 mil candidatos participaram da etapa de aptidão física.
No início deste ano, o governador já havia anunciado o aumento de vagas para convocação imediata, totalizando 561 aprovados nos concursos para os cargos de delegado, perito legista, perito criminal, inspetor, investigador, técnico de necropsia e auxiliar de necropsia. Os editais previam 400 vagas iniciais para reforçar o efetivo da Sepol.
Os cursos de formação profissional serão realizados neste semestre na Acadepol. A previsão é que os novos policiais estejam lotados nas unidades da instituição ainda em 2023.