Torcedores do Atlético de Madrid colocaram faixa contra o Real Madrid
O atacante Vinicius Jr sofreu mais um caso de racismo nesta quinta-feira (26). A torcida do Atlético de Madrid colocou uma faixa e um boneco com a camisa 20 e o nome do jogador pendurado, simulando um enforcamento. O Atlético de Madrid, a LaLiga e a Real Federação Espanhola se pronunciaram sobre o caso.
Colchoneros ameaçam Vinicius Jr
Acontece nesta quinta-feira (26), a partir das 17h, um clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid, entretanto os colchoneros passaram de todos os limites de provocações. A faixa “Madrid odeia Real” já é algo comum, entretanto o que pesou foi o boneco sendo enforcado com a camisa de Vini Jr.
Em nota oficial, o Atlético de Madrid condenou o ato de racismo cometido pelas torcedores. No comunicado, o time repudia atos de racismo e exige respeito entre os times rivais. Além disso, cobra das autoridades esclarecimento sobre o ocorrido.
Nota oficial
“Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.
A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também o respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.
Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.”
A Real Federação Espanhola de Futebol, responsável por organizar os campeonatos espanhóis,também se manifestou contra o caso de racismo no site oficial da Federação.
“A Real Federação Espanhola de Futebol lamenta veementemente e condena o ato intolerável cometido antes do duelo da Copa do Rei entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid na quinta-feira. Além disso, quer enviar uma mensagem de apoio a Vinicius, diretamente ameaçado pelos radicais de forma deplorável. Esse tipo de manifestação, carregada de ódio, só incentiva a violência e não tem lugar em nosso esporte. O futebol deve ser vivido com paixão, mas sempre respeitando os jogadores, o adversário e os torcedores. É inaceitável este tipo de vandalismo que em nada ajuda ao bom andamento de uma festa tão bonita como pode ser o dérbi de Madri”.
A organizadora do Campeonato Espanhol, LaLiga, e o presidente Javier Tebas também se pronunciaram nas redes sociais e exigiram investigação e justiça no caso.
Un mensaje a aquellos que os amparais en la noche para cometer delitos de odio, os localizaremos, conseguiremos condenas, para que terminéis en la cárcel, que es donde debéis estar.¡¡¡ BASTA YA!!! https://t.co/fXYjgraD12
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) January 26, 2023