Piloto flagra baleia-de-bryde durante voo de paramotor em Saquarema, RJ; VÍDEO

Published on

Animal foi visto na tarde desta quarta-feira (25). Espécie visita a região entre novembro e junho, segundo biólogo da UFRJ. Piloto filma baleia-de-bryde durante voo de paramotor em Saquarema
Uma baleia da espécie Baleia-de-bryde foi vista nesta quarta-feira (25) entre a praia de Vilatur, em Saquarema, e Praia Seca, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. O registro foi feito pelo piloto de paramotor Daniel Rodrigues, que sobrevoava a região.
De acordo com o professor Rodrigo Tardin, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a espécie ainda é pouco estudada. O que os especialistas já sabem é que essa é uma das poucas espécies que não fazem a migração latitudinal, que é quando as baleias ficam nas águas tropicais durante o inverno e durante o inverno voltam para as águas dos oceanos Antártico ou Ártico.
As baleias-de-bryde passam todo o ano nas águas tropicais; nos estados do Rio e São Paulo o animal costuma ser visto de novembro a junho. O especialista explicou ainda que como essa espécie não migra, ela se reproduz e se alimenta na região, o que a deixa mais vulnerável a colidir com embarcações e se enrolar em redes de pesca.
“Desde 2010 eu costumo trabalhar com elas lá pro lado de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, a gente vem monitorando e são as mesmas baleias que estão ali, que também vão pra Saquarema. A gente vai começar um projeto agora com a Prefeitura de Saquarema e aqui nessa Região dos Lagos toda, de forma geral, a gente vê bastante baleias brydes. É um número bem menor que as jubartes, mas a gente vê. Já vimos elas com filhotes pequenos, alguns indivíduos aparecem todo ano, a gente vê elas se alimentando. Então, a gente tem uma série de estudos que a gente faz pra tentar identificar quem são essas baleias, o que elas fazem nesse ambiente, onde elas preferem estar, qual é a área de ocorrência delas, como elas vocalizam, uma série de estudos que a gente vem fazendo”, contou o professor ao g1.
Para Daniel, que vive sobrevoando a Região dos Lagos de paramotor, uma espécie de parapente adaptado, os registros são sempre emocionantes.
“Ano passado eu vi mais de 200 entre essa região de Arraial do Cabo e Saquarema. Várias espécies como baleia orca, azul, jubarte, golfinhos, às vezes cardumes de raias. Eu estou sempre voando e procurando aqui, é muito legal. São imagens belíssimas, belíssimas”, disse o piloto de paratomor.

LEIA TAMBÉM

“Até que enfim”. Após 50 anos juntos, casal de idosos oficializa união

Após 50 anos juntos, um casal de idosos oficializou sua união no sábado, em...

São Gonçalo reforça orientações a pacientes ostomizados

O Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado neste domingo, 16 de novembro, terá palestra de...

Colisão entre dois carros provoca capotamento na Presidente Kennedy, em São Gonçalo

Uma colisão entre dois carros causou um capotamento na noite deste sábado (15), na...