Animal foi visto na tarde desta quarta-feira (25). Espécie visita a região entre novembro e junho, segundo biólogo da UFRJ. Piloto filma baleia-de-bryde durante voo de paramotor em Saquarema
Uma baleia da espécie Baleia-de-bryde foi vista nesta quarta-feira (25) entre a praia de Vilatur, em Saquarema, e Praia Seca, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. O registro foi feito pelo piloto de paramotor Daniel Rodrigues, que sobrevoava a região.
De acordo com o professor Rodrigo Tardin, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a espécie ainda é pouco estudada. O que os especialistas já sabem é que essa é uma das poucas espécies que não fazem a migração latitudinal, que é quando as baleias ficam nas águas tropicais durante o inverno e durante o inverno voltam para as águas dos oceanos Antártico ou Ártico.
As baleias-de-bryde passam todo o ano nas águas tropicais; nos estados do Rio e São Paulo o animal costuma ser visto de novembro a junho. O especialista explicou ainda que como essa espécie não migra, ela se reproduz e se alimenta na região, o que a deixa mais vulnerável a colidir com embarcações e se enrolar em redes de pesca.
“Desde 2010 eu costumo trabalhar com elas lá pro lado de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, a gente vem monitorando e são as mesmas baleias que estão ali, que também vão pra Saquarema. A gente vai começar um projeto agora com a Prefeitura de Saquarema e aqui nessa Região dos Lagos toda, de forma geral, a gente vê bastante baleias brydes. É um número bem menor que as jubartes, mas a gente vê. Já vimos elas com filhotes pequenos, alguns indivíduos aparecem todo ano, a gente vê elas se alimentando. Então, a gente tem uma série de estudos que a gente faz pra tentar identificar quem são essas baleias, o que elas fazem nesse ambiente, onde elas preferem estar, qual é a área de ocorrência delas, como elas vocalizam, uma série de estudos que a gente vem fazendo”, contou o professor ao g1.
Para Daniel, que vive sobrevoando a Região dos Lagos de paramotor, uma espécie de parapente adaptado, os registros são sempre emocionantes.
“Ano passado eu vi mais de 200 entre essa região de Arraial do Cabo e Saquarema. Várias espécies como baleia orca, azul, jubarte, golfinhos, às vezes cardumes de raias. Eu estou sempre voando e procurando aqui, é muito legal. São imagens belíssimas, belíssimas”, disse o piloto de paratomor.
Piloto flagra baleia-de-bryde durante voo de paramotor em Saquarema, RJ; VÍDEO
Published on