Abre ao público nesta quinta-feira (19), o Memorial às Vítimas do Holocausto. Localizado no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o projeto idealizado pelo ex-deputado Gerson Bergher tem o objetivo de preservar e tornar conhecidas as histórias das vítimas da perseguição e do genocídio empreendido pelo nazismo que atingiu judeus, ciganos, negros, pessoas com deficiência física e mental, comunidade LGBTQIA+, Testemunhas de Jeová e maçons.
O espaço abriga um monumento a céu aberto de 20 metros de altura em homenagem às vítimas do Holocausto, que é dividido em blocos que representam os Dez Mandamentos, com destaque para o “Não Matarás”. No subsolo, uma exposição apresenta aos visitantes as memórias e os relatos de vítimas e sobreviventes de um dos maiores genocídios da história em forma de imagens, áudios, sons, relatos e conteúdos interativos. A mostra imersiva convida o público a olhar para o passado e transformar o futuro a partir de princípios como respeito e tolerância.
O Memorial às Vítimas do Holocausto é uma realização da Associação Cultural Memorial do Holocausto, com apoio institucional da Prefeitura do Rio, e concepção curatorial e implantação museográfica do IDG, tendo a Multiplan como patrocinador máster. O projeto conta ainda com o Banco Safra, Banco Daycoval e Cyrela como patrocinadores, Fundo RJZ como copatrocinador e Consulado da Alemanha, CSN e Gávea Investimentos como Parceiros.
Serviço:
Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo.
Acesso pela Rua General Severiano.
Horário de funcionamento da exposição: De quinta-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin: Todos os dias, de 8h às 18h
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: os ingressos serão gratuitos e devem ser retirados pelo site da Sympla.
The post Rio recebe memorial às vítimas do Holocausto em Botafogo appeared first on Super Rádio Tupi.