Comissão de Transportes do Rio quer explicações sobre novo serviço pela UBER

Published on

O anúncio do aplicativo Uber afirmando que pretende lançar o serviço de mototáxi (Ubermoto) aqui no Rio de Janeiro, trouxe enorme preocupação aos órgãos de transportes da cidade, assim como para o presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado Dionísio Lins (Progressistas). De acordo com o parlamentar, mais uma vez a empresa Uber quer impor uma nova modalidade de transportes sem consultar a opinião das autoridades e prefeituras locais.

“Desde 2009 quando foi fundada, a empresa Uber vem tentando a qualquer custo impor sua atividade pelo país. Apesar da profissão de mototaxistas estar regulamentada desde 2022, o grande número de interessados com certeza irá piorar o já confuso trânsito na cidade. Acredito que a real finalidade dessa empresa é a de faturar sem se importar em garantir o direito dos trabalhadores e nem prestar conta aos órgãos públicos; não sei se o Rio de Janeiro irá suportar um novo meio de transportes que já nasce desordenado”, explicou.

Diante de todo esse imbróglio, Dionísio irá encaminhar ofício para a sede da empresa aqui no Rio cobrando que seja encaminhado para a comissão, a relação do número de mototaxistas já pré-cadastrados, o número estimado de contratações, o valor que será investido para o funcionamento da modalidade, a origem desse investimento e se o mesmo possui movimentação e supervisão financeira  do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

“Vale lembrar que os acidentes com motos são os responsáveis pelos maiores gastos para o sistema de saúde. Para se ter uma ideia, em 2022 foram registrados mais de 7 mil casos; por isso creio que seria necessário e prudente que a direção da empresa apresentasse para as autoridades, um plano para que os órgãos de trânsito pudessem avaliar o impacto que esse novo modal causaria na cidade, pois antes de se pensar em arrecadar, é necessário que se pense em evitar acidentes e salvar vidas”, disse.

O parlamentar afirmou ainda que caso a comissão considere as informações insuficientes, irá pedir a realização de uma audiência pública com a participação de representantes da UBER, das secretarias municipal e estadual de Transportes, secretaria de Saúde, secretaria de Fazenda, sindicato de Mototaxistas e da sociedade.

The post Comissão de Transportes do Rio quer explicações sobre novo serviço pela UBER appeared first on Super Rádio Tupi.

More like this

Médico capixaba vai ao RS como voluntário, sofre enfarte e está na UTI em estado grave

Um médico anestesista capixaba sofreu um enfarte no dia 20 de maio enquanto realizava...

Ataque a campo de refugiados de Gaza foi ‘incidente trágico’, diz Netanyahu

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o...

Alckmin afirma que auxílio às grandes empresas do RS será anunciado entre hoje e amanhã

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Gerado Alckmin,...