Sexta-feira 13: medo da data tem até nome; entenda a superstição

Published on

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Muitos acreditam que cruzar com gato preto, passar por debaixo de escadas e quebrar espelhos podem trazer ainda mais azar às sextas-feiras 13. Marcada pela ideia de mau agouro, a data pode desenvolver até fobia em alguns: triscaidecafobia, por exemplo, é o nome dado ao medo irracional e incomum ao número 13; já parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia são termos usados para o medo específico para esse dia.

- Publicidade -

Para a parcela da população que leva a superstição muito a sério, um alerta: neste ano, o dia 13 cai duas vezes em uma sexta-feira. A primeira é nesta sexta e a próxima só em outubro. Em 2022 e em 2021, por exemplo, o número mal-assombrado só caiu uma vez no sexto dia da semana.

Há diferentes possíveis origens para o tabu. Uma delas relaciona a falta de sorte e a data com a mitologia nórdica. De acordo com a lenda, um banquete oferecido pelo deus Odin aconteceu para 12 convidados.

Loki, considerado o deus do mal, da trapaça e da discórdia, soube do encontro para o qual ele não foi chamado e matou um dos participantes. Assim, passou-se a acreditar que um encontro entre 13 pessoas pode terminar em tragédia.

Outras explicações estão ligadas ao cristianismo, uma vez que, segundo a tradição, Jesus foi crucificado numa sexta-feira. Além disso, a Santa Ceia contou com a presença de 13 pessoas.

Há, ainda, a possibilidade de que a superstição esteja ligada ao livro “Sexta-feira 13”, lançado em 1907 por Thomas Lawson e que conta a história de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos e os deixa na miséria. Embora não o tenha criado, a obra teria ajudado a disseminar o temor pelo dia.

LEIA TAMBÉM

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/12/2025

Veja o que os astros revelam sobre a quinta-feira de cada nativo do zodíaco

Essa cidade tranquila para viver fica perto de Natal e virou escolha de famílias pelo ótimo custo-benefício

Localizado na região metropolitana de Natal, o município de São Gonçalo do Amarante é uma cidade tranquila para viver e está em um momento de transformação acelerada, unindo a modernidade de um hub aéreo à tradição de ser o berço da fé potiguar. O Aeroporto Internacional redefiniu a economia local? A inauguração do Aeroporto Internacional

Por que gatos escolhem lugares específicos para dormir em dias quentes

Em dias quentes, muitos tutores percebem que o comportamento dos gatos muda bastante, principalmente em relação aos locais escolhidos para descansar. Em vez de buscar o colo ou a cama macia de sempre, o animal passa a preferir o chão frio, o box do banheiro ou até superfícies metálicas. Esse hábito está diretamente ligado à