Prefeitura do Rio inaugura placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande

Published on

O Teatro Casa Grande, localizado no bairro do Leblon, recebeu na noite dessa quinta-feira (12) a placa de Patrimônio Cultural Carioca. O espaço tinha sido nomeado com este título ainda em outubro do ano passado, mas somente agora teve a famosa placa azul instalada na fachada.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, foi uma das diversas autoridades presentes na solenidade de inauguração da placa. Em entrevista para reportagem da Super Rádio Tupi, ele falou sobre a importância deste ato.

“A cultura carioca é um dos maiores ativos que o Rio de Janeiro possui. Hoje, com este gesto que a Prefeitura fez de homenagear um teatro tão bonito e com tanta história, nada mais que estamos reconhecendo esse espaço como um gerador de cultura. Essa placa representa a importância que o Teatro Casa Grande têm, não só para o Leblon e para Zona Sul, mas para toda a cidade”, destacou Flávio Valle.

Desde a inauguração em 1966, o Teatro Casa Grande recebeu em seu palco montagens históricas como “Brasileiro: profissão esperança”, nos anos 1970, e “O mistério de Irma Vap”, na década de 1980. Além disso, a casa de espetáculos se tornou espaço de debate e resistência durante o Regime Militar, vindo a ser conhecido como território livre da democracia no Brasil.

“Exatamente por todas as coisas que aconteceram no Casa Grande, que ultrapassam a arte e a cultura, e encontram a cidadania e a democracia, ter esse reconhecimento do poder público, do município, é algo mais do que justo. Para nós é um presente nos tornarmos Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro”, exaltou o diretor Leonardo Haus, um dos administradores do Teatro Casa Grande, em conversa com a Super Rádio Tupi.

A placa do Teatro Casa Grande é a terceira do Circuito dos Teatros. A primeira prestigiou o Teatro Rival, no Centro do Rio. Já a segunda homenageou o centenário de nascimento da atriz e cantora Bibi Ferreira, tendo sido instalada na Avenida Rui Barbosa, no número 664, no Flamengo, endereço onde a artista residiu boa parte da vida.

Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca

O Circuito do Teatro foi criado para identificar e destacar locais de espetáculos importantes para a cultura carioca e homenagear artistas que se destacaram nos palcos teatrais. A instalação das placas informativas, além de prestar homenagens, valoriza o patrimônio cultural e resgata a memória da cidade e da cultura carioca, eternizando nas paredes dos imóveis parte de nossa história.

Desde 2010, os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca começaram a ser feitos por temas que valorizam o patrimônio cultural. Os circuitos deixaram de ser focados em arquitetura e passaram a abranger temas livres, ligados à cultura e à identidade carioca. Por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura do Rio seleciona locais de destaque para cada tema. Em cada placa, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade e para o tema em questão.

São 22 circuitos com bens culturais espalhados por toda a cidade. Entre eles estão: Liberdade, Art-Déco, Cinemas, Trem, Botequins, Águas, Samba, Bossa Nova, Praça Tiradentes, Herança Africana, Choro, Negócios Tradicionais, Literatura e outros.

The post Prefeitura do Rio inaugura placa de patrimônio cultural do Teatro Casa Grande appeared first on Super Rádio Tupi.

More like this

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registra uma alta de casos de febre...

Haddad confirma meta fiscal de déficit zero para 2025 e salário mínimo de R$ 1.502

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou no período da tarde desta segunda-feira, 15,...

Ex-Palmeiras, Emerson Santos é oficializado na Ponte Preta: ‘Me sentindo em casa’

A Ponte Preta oficializou nesta segunda-feira a contratação do volante Emerson Santos, de 29...