4 dicas para ampliar espaços pequenos na sua casa

Published on

Boas soluções para projetos funcionais. Vamos aprender? Você tem algum cômodo pequeno onde desejaria ter mais espaço na sua casa? Isso é muito comum, principalmente hoje em dia, com os espaços cada vez mais reduzidos e as construções sempre mais verticais. Por isso, os arquitetos têm apostado em dicas valiosas para ampliar espaços pequenos e suprir as necessidades dos moradores.
E ainda bem que existem diversas maneiras de criar ilusões de ótica e usar artifícios como as cores, para dar uma sensação de amplitude nos ambientes pequenos. Isso salva muitas construções e ajuda a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que não tem outras opções.
Quer saber como colocar isso em prática? Vamos lá!
1. Aproveite a iluminação natural para ampliar espaços pequenos
A luz natural ajuda a ampliar os espaços trazendo leveza ao ambiente. Então deixe a luz entrar! Use cortinas claras e janelas grandes e, caso não tenha como realizar essas mudanças, você também pode:
Apostar em luz indireta;
Sancas no teto;
Painéis iluminados.
2. Aposte em ambientes integrados
Já percebeu que espaços integrados dão a sensação de continuidade no ambiente? As paredes inevitavelmente reduzem a amplitude dos lugares e, sem a divisão de cômodos, aumenta a luminosidade, a amplitude e a versatilidade do espaço.
3. Faça seus móveis planejados
Os móveis planejados garantem não só mais amplitude aos espaços, como também mais funcionalidade no ambiente. Os planejados ajudam a otimizar e organizar sua casa, seguindo as proporções e condições de cada ambiente.
4. Use e abuse dos espelhos por toda a parte
Paredes com espelhos ajudam a ampliar espaços pequenos refletindo a luz e o próprio ambiente. É como se o espaço se duplicasse e, com isso, o ambiente fica mais confortável. Além de ficar lindo, elegante e cheio de referência de design. Dá pra colocar espelhos do rodapé ao teto, de diversas maneiras e estilos diferentes.
Dica extra: Use as cores para ampliar espaços pequenos
Nem sempre é possível derrubar e mudar as paredes do jeito que gostaríamos para ampliar os espaços, né? Mas uma boa forma de mudar o ambiente e ampliar espaços pequenos é usando as cores a seu favor. Confira essas dicas simples e práticas que separamos para você!
Faça a base da sua decoração a partir de tons claros: com essa simples atitude você garante leveza e sensação de amplitude para sua casa.
Use o mesmo tom de cores nos revestimentos de chão e paredes: para deixar tudo unificado, a escolha do piso precisa casar com as cores das paredes. E se você quiser ainda mais amplitude, pode abrir mão do rodapé.
Crie efeito tom sobre tom nas suas escolhas para a casa: para não deixar o ambiente inteiro monótono em uma só cor, a boa dica é usar diferentes tonalidades da mesma cor. Assim você cria um efeito degradê, que provoca continuidade no ambiente, ampliando espaços pequenos.
Quais dessas dicas você mais gostou? Comece a colocar a mão na massa! E para reformar ou construir, não se esqueça: A Vilarejo é o lugar que a sua casa merece!

More like this

UFC: Dana White anuncia aumento de bônus no UFC 300 para mais de R$ 1,5 milhão

O presidente do UFC, Dana White, anunciou aumento no valor do bônus do UFC...

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

(FOLHAPRESS) - Um estudo pioneiro no Brasil demonstrou que o tratamento de usuários de...

Ricardo Nunes recua sobre instalação de 1,5 mil radares em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vetou o aumento de radares eletrônicos...