Ronaldo dos Santos, de Paraty, e Márcia Lima, de Barra do Piraí, foram anunciados como secretários da pasta durante cerimônia de posse da ministra Anielle Franco. Ao ser empossada como ministra, Anielle Franco anunciou os cinco secretários que vão atuar no Ministério da Igualdade Racial. Dentre os nomeados, estão Márcia Lima e Ronaldo dos Santos, nascidos no Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro.
O comunicado foi feito na quarta-feira (11), durante a cerimônia que ocorreu no Palácio de Planalto, em Brasília, com a presença de autoridades, entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Anielle Franco durante sua posse como ministra da Igualdade Racial.
FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A nova equipe do ministério será a seguinte:
Roberta Eugênio, secretaria Executiva;
Márcia Lima, secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo;
Iêda Leal, secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial;
Ronaldo dos Santos, secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos;
Flávia Tambor, chefe de gabinete.
LEIA TAMBÉM
Anielle Franco lembra Marielle e diz que racismo merece direito de resposta eficaz
Lula sanciona lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo
Veja, abaixo, os perfis dos secretários nascidos na região:
Márcia Lima
Márcia Lima, secretária de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo
Reprodução/Cebrap
Márcia é nascida em Barra do Piraí, em 1971. É mestre em Ciências Sociais e professora da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia.
A secretária também é coordenadora de um núcleo de pesquisa sobre a questão racial no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), um dos mais prestigiosos centros de estudos sociais e políticos do país.
Entre as propostas do grupo coordenado por Márcia, eles buscam democratizar a linguagem e o acesso a dados, pesquisas e documentos sobre a temática racial por meio do diálogo com lideranças políticas e comunitárias.
Ronaldo dos Santos
Ronaldo dos Santos, secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos
Priscila Rabello/Alerj
Ronaldo, de 44 anos, é natural do quilombo do Campinho da Independência, em Paraty, onde é presidente da associação de moradores.
É coordenador nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (Conaq). Sua atuação em defesa dos povos tradicionais quilombolas, desde o final da década de 1990, é reconhecida nacionalmente.
Ronaldo foi candidato a vereador e deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, nas eleições de 2018 e 2020, respectivamente. Ele é uma das lideranças do PT na Costa Verde.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Equipe do Ministério da Igualdade Racial tem integrantes nascidos no Sul do Rio e Costa Verde; veja quem são
Published on
