Moraes ordena prisão de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro

Published on

 


Anderson Torres viajou para os EUA


|  Foto:
Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),  determinou a prisão do ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres. O ex-ministro havia assumido o comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, no dia 2 de janeiro e, em seguida, viajou para viagem de férias aos Estados Unidos. . 

Ele não estava no Brasil durante os ataques bolsonaristas no último domingo (8), quando milhares de golpistas invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.

Anderson ainda está nos Estados Unidos, com seu retorno previsto somente para o final deste mês. A Polícia Federal deve cumprir a prisão no momento da chegada de Torres no Brasil. Ainda no domingo, ele tinha sido exonerado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Leia+: Moraes ordena prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF

A decisão foi tomada em resposta ao pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que pediu a detenção em flagrante de Torres e dos outros agentes públicos que participaram ou se omitiram visando facilitar a invasão dos prédios atacados, do STF, Congresso e Palácio do Planalto.

O pedido cita ainda a violação ao Estado democrático de Direito como base para solicitar a prisão.

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou investigações e responsabilização civil e criminal dos responsáveis dos atos ilícitos no domingo, alegando ser “indispensável a determinação de apreensão de todos os veículos e demais bens utilizados para transporte e organização dos atos criminosos”.

Os pedidos foram encaminhados para Alexandre de Moraes, que é o relator das investigações dos atos antidemocráticos no STF.

Além disso, após a ordem de prisão, a Polícia Federal cumpriu mandado na casa do ex-ministro e saiu do local com diversos documentos. 

Segundo a Globonews, Anderson Torres deve voltar para o Brasil e se entregar à polícia. 

More like this

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registra uma alta de casos de febre...

Haddad confirma meta fiscal de déficit zero para 2025 e salário mínimo de R$ 1.502

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou no período da tarde desta segunda-feira, 15,...

Ex-Palmeiras, Emerson Santos é oficializado na Ponte Preta: ‘Me sentindo em casa’

A Ponte Preta oficializou nesta segunda-feira a contratação do volante Emerson Santos, de 29...