Itaguaí, Parauapebas e Ipatinga sediam polos do projeto Brasil Diversidade II

Published on

Desde agosto de 2022, um projeto que oferece oficinas esportivo-pedagógicas de bocha paralímpica e vôlei sentado e acompanhamento nutricional, psicológico, treinamento cognitivo e desenvolvimento biopsicossocial vem mudando a vida de muitas crianças e jovens. Realizado pelo Instituto Incluir, o projeto Brasil Diversidade II beneficia mais de 240 crianças e jovens nos polos instalados em Ipatinga (MG), Itaguaí (RJ) e Parauapebas (PA).

Como os demais projetos do Incluir, o Brasil Diversidade II é inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência.

No fim do ano, o projeto ganhou o Prêmio de Acessibilidade, na categoria Esporte, promovido pelo Governo Federal. O prêmio destaca o trabalho que o Incluir faz no polos de Parauapebas.

Além dela, Ipatinga (MG) e Itaguaí (MG) sediam os novos polos do projeto, que tem patrocínio da Fundação Vale, Carrefour e Renner. Por meio do Brasil Diversidade II, crianças, jovens e seus responsáveis participam de oficinas esportivo-pedagógicas e contam com acompanhamento nutricional, treinamento cognitivo e desenvolvimento biopsicossocial.

As atividades do Brasil Diversidade II, com sua tríade Educação Física-Psicologia-Nutrição, acontecem sempre no contraturno escolar, das 13h às 17h, três vezes por semana.

Em Itaguaí, foi celebrada uma parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Esportes e Turismo, que cedem área na Praça do Céu. Em Ipatinga, as atividades acontecem nas instalações da APAE; e, em Parauapebas, a parceria é com o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, órgão ligado ao governo do estado do Pará.

Segundo o Diretor Executivo do Incluir, Patrick de Souza Gonçalves, além das pessoas com deficiência, foco prioritário do projeto, o instituto passou a praticar também a chamada “inclusão reversa”: “Pessoas sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social, também participam de programas específicos para as que têm deficiência”.

No Brasil Diversidade II e em outros projetos do instituto, 10% das vagas são destinadas a pessoas sem deficiência e em situação de vulnerabilidade.

The post Itaguaí, Parauapebas e Ipatinga sediam polos do projeto Brasil Diversidade II appeared first on Super Rádio Tupi.

LEIA TAMBÉM

Duro ver que futuro do meu filho pode ser diferente por culpa do pai, diz Ana Hickmann

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Condenada a pagar uma pensão de R$ 15 mil...

Dólar despenca abaixo de R$ 6 com falta de medidas concretas na política tarifária dos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dólar apresenta forte queda nesta quarta-feira (22) e...

Ataque a tiros em escola dos EUA deixa feridos; polícia convoca pais

Na tarde desta quarta-feira (22), a polícia de Nashville, capital do estado norte-americano do...