Inea começa abertura do Pontal da Barra de Atafona, em São João da Barra, nesta quarta

Published on

Medida foi tomada após reunião para melhorar escoamento da água para o mar reduzindo a pressão nos diques. Na cidade, atenção maior está voltada ao dique ao longo da margem do rio na BR-356. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou na manhã desta quarta-feira (11), a abertura da barra na foz do Rio Paraíba do Sul. A medida visa aumentar o escoamento da água para o mar e, em consequência, diminuir a pressão nos diques e o volume ao longo do leito em decorrência da cheia.
A viabilidade técnica da intervenção foi discutida em reunião na noite desta terça-feira (10) na Prefeitura de São João da Barra.
Medida da abertura do Pontal da Barra de Atafona foi tomada após reunião entre equipe do Inea e da Prefeitura de São João da Barra
Prefeitura de São João da Barra
Participaram a prefeita Carla Caputi e integrantes de diversas secretarias municipais, do Inea, Defesa Civil Estadual, Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, Colônia de Pescadores Z-2, Ministério Público Estadual, municípios de São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira, comissão da comunidade pesqueira de Atafona e vereadores.
A abertura da barra atende uma solicitação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul em caráter emergencial na tentativa de conter os danos causados nos municípios cortados pelo Paraíba do Sul.
Em São João da Barra, a atenção maior está voltada ao dique ao longo da margem do rio, que apresenta até o momento nove pontos com risco iminente de rompimento.
Entre eles está o de Barcelos, que em janeiro de 2022 rompeu com a força da água, causando alagamento na localidade e interdição da BR-356. Nesta semana, a Defesa Civil chegou a colocar sacos de areia no local para tentar minimizar os impactos na região.
A Defesa Civil Municipal de São João da Barra confirma uma estabilização durante o dia em 6,50 metros. A cota de transbordo no município é 8 metros.

More like this

Abel Ferreira é ‘provocado’ por marca de carros elétricos após dizer que não gosta dos modelos

Abel Ferreira criou polêmica ao dizer que não gosta de carros elétricos. A fala...

Uefa abre investigação contra o Barcelona após prisão de dois torcedores em jogo com o PSG

A Uefa abriu um processo disciplinar contra o Barcelona após o episódio em que...

Ricardo Nunes recua sobre instalação de 1,5 mil radares em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vetou o aumento de radares eletrônicos...