Começa mutirão de exames de mamografia e ultrassonografias na Rasa, em Búzios

Published on

Atendimento começou nesta quarta-feira (11) e segue até sábado (14) na Praça da Tia Uia. Carreta do Governo do Estado, adaptada para exames de mamografia e ultrassonografias, faz atendimento na Rasa, em Búzios, até sábado, dia 14 de janeiro
Prefeitura de Búzios/Divulgação
Um mutirão de exames de mamografia e ultrassonografias começou nesta quarta-feira (11) no bairro Rasa, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, e segue até o próximo sábado (14).
O atendimento é oferecido a partir das 8h na Praça Tia Uia (Inefi) em uma carreta adaptada como unidade móvel de saúde.
As mulheres do município que comparecerem ao local poderão realizar exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e outras ultrassonografias. Para a fazer o exame, as pacientes devem levar um documento oficial de identidade e o pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação ocorre por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Búzios junto à Secretaria Municipal de Saúde com o Governo do Estado.
Com a iniciativa busca o diagnóstico precoce de doenças comuns às mulheres, em especial, o câncer de mama.
“Cuidar da saúde da mulher é essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que estão relacionadas às nossas vidas. É a garantia da qualidade de vida, a felicidade, o bem-estar e a liberdade de todas nós”, explica a secretária Daniela Guimarães.
A unidade tem capacidade para 60 exames por dia de cada especialidade. Eles duram cerca de 20 minutos. No caso das ultrassonografias, os resultados serão disponibilizados imediatamente após os exames. Já os laudos das mamografias serão entregues pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
“O município já disponibiliza com sucesso esses exames na rede, o que mostra a preocupação da atual gestão com a saúde da mulher. Mas iniciativas como essa têm o grau de importância de servir também como um incentivo a mais mulheres a procurarem esses procedimentos, realizando mutirão”, comemora Leonidas Heringer, secretário municipal de Saúde.
Escala
Quarta-feira – 11/01/2023
mamografia – ultrassonografia
Quinta-feira – 12/01/2023
mamografia e ultrassonografia
Sexta-feira – 13/01/2023
mamografia e ultrassonografia
Sábado – 14/01/2023
mamografia – 60 exames o dia todo

More like this

Abel Ferreira é ‘provocado’ por marca de carros elétricos após dizer que não gosta dos modelos

Abel Ferreira criou polêmica ao dizer que não gosta de carros elétricos. A fala...

Uefa abre investigação contra o Barcelona após prisão de dois torcedores em jogo com o PSG

A Uefa abriu um processo disciplinar contra o Barcelona após o episódio em que...

Ricardo Nunes recua sobre instalação de 1,5 mil radares em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vetou o aumento de radares eletrônicos...