Hoje (10) é o dia de São Gonçalo de Amarante, o santo padroeiro do município que leva o seu nome. A data se tornou feriado municipal, mas pouca gente sabe realmente a origem do santo violeiro, também conhecido por ser casamenteiro e protetor das prostitutas.
A verdadeira história ninguém sabe ao certo, já que é cercada por mistérios e curiosidades. Mas sabe-se que São Gonçalo nasceu em meados do século XVII, em Tagilde, Portugal. Vindo de uma família nobre, Gonçalo sempre foi cristão, e desde muito jovem já pôde iniciar os seus estudos para sacerdote.
Segundo historiadores, Gonçalo sempre foi um homem muito feliz, gostava muito de música e rodas de viola, e por isso também é considerado o protetor dos violeiros. Ele até tocava guitarra portuguesa, e a utilizava para explanar a palavra de Deus. Como todos os santos, São Gonçalo também passou por dificuldades e provações. Lugares para conhecer com a família em São Gonçalo e Niterói
Após a sua ordenação, Gonçalo virou pároco de São Pio
![Dia de São Gonçalo: conheça a origem do santo protetor dos violeiros](https://i0.wp.com/clickrio.com.br/wp-content/uploads/2023/01/saogoncalodeamarante1_00129786_0-VgKukq.jpeg?resize=696%2C464&ssl=1)