Como escolher o colégio ideal para o seu filho? Especialista explica

Published on

As crianças estão curtindo o período de férias, mas as famílias já devem estar projetando com assertividade o ano dos pequenos. Esse período é o momento de uma decisão crucial, a escola para os filhos.  A escolha do ambiente escolar deve estar relacionada a uma atmosfera de segurança e acolhimento, além de uma proposta pedagógica que atenda às expectativas da família e do aluno.

A fim de colaborar com os responsáveis, a diretora pedagógica, do Elite Rede de Ensino, Deborah Anastacio, preparou uma série de dicas para facilitar a busca pelas escolas.

Confira:

De acordo com Deborah, o momento da escolha sempre é uma decisão difícil para uma família. “O tempo que nossos filhos passam no colégio ao longo da vida é grande, então, é nossa responsabilidade, enquanto pais, garantir que esse período será de qualidade. Sou educadora e trabalho com escola há mais de 15 anos, mas estou prestes a viver essa experiência de escolha da escola como mãe também nesse momento”.

– A proposta pedagógica da escola tem de estar relacionada a educação que você acredita e ensina aos seus filhos. É muito importante que as premissas que você julga importantes também sejam defendidas pela escola.

– Ao visitar o espaço, observe as pessoas e as maneiras como elas se comportam. Elas se cumprimentam, tratam bem aos alunos, demonstram preocupação genuína com o outro? Parecem satisfeitas com o que fazem?

– Analise o ambiente. Existe espaço seguro para seu filho? O ambiente é limpo, acolhedor? Os alunos precisam se sentir à vontade para que exista conexão e aprendizagem.

– Procure saber sobre métodos de ensino. Como conduzem o processo de ensino-aprendizagem? Como lidam com as dificuldades dos alunos?

– Pergunte sobre as atividades oferecidas para além da sala de aula. Quais projetos a escola desenvolve? Ela, hoje, tem um papel muito maior do que a formação intelectual e precisa desenvolver cidadãos preocupados com o meio e com o outro, precisa desenvolver habilidades e competências necessárias ao convívio em sociedade.

– Verifique a localização. Pelo menos cinco vezes por semana acontecerá o deslocamento casa x escola. Se o trajeto for desgastante e demorado, tem chance do aluno já chegar na escola cansado e não render todo o seu potencial.

– Avalie o valor financeiro atribuído a essa escola. Note que aqui não estou falando de preço, pois de fato é importante que este caiba em seu orçamento familiar, mas estou me referindo ao que a escola apresenta de valor agregado. Com o orçamento que sua família tem disponível, essa instituição é a que oferece maior gama de oportunidades com qualidade ao seu filho?

Quando já tiverem uma boa gama de opções, o ideal é que os responsáveis separem um dia para cada visita. É importante levar papel e caneta para anotar suas dúvidas e impressões.

The post Como escolher o colégio ideal para o seu filho? Especialista explica appeared first on Super Rádio Tupi.

More like this

Abel Ferreira é ‘provocado’ por marca de carros elétricos após dizer que não gosta dos modelos

Abel Ferreira criou polêmica ao dizer que não gosta de carros elétricos. A fala...

Uefa abre investigação contra o Barcelona após prisão de dois torcedores em jogo com o PSG

A Uefa abriu um processo disciplinar contra o Barcelona após o episódio em que...

Ricardo Nunes recua sobre instalação de 1,5 mil radares em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vetou o aumento de radares eletrônicos...