Sismo de 7.0 provoca alerta de tsunami no Vanuatu

Published on

Um forte terremoto foi registrado neste domingo no arquipélago do Vanuatu, uma pequena nação no Oceano Pacífico, com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) a registrar um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter.

As autoridades emitiram também um alerta de tsunami, perante a possibilidade do arquipélago ser atingido por ondas gigantes.

O Vanuatu é um país habituado a sismos e desastres naturais, já que fica localizado junto ao ‘Anel de Fogo’, a falha geológica em torno do Oceano Pacífico onde uma série de vulcões subaquáticos provoca terremotos constantes.

O epicentro deste sismo foi registado a 23 quilômetros da costa de Port Olry, uma província no país com quase 300 mil cidadãos. A profundidade foi de 27 quilômetros, acrescenta o USGS.

Notable quake, preliminary info: M 7.0 – 23 km WNW of Port-Olry, Vanuatu https://t.co/06FQfghHrz

— USGS Earthquakes (@USGS_Quakes) January 8, 2023

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico alertou para a ocorrência de tsunamis localizados a cerca de 300 quilômetros do epicentro do sismo.

Até agora, não há registo de estragos ou vítimas.

There is NO TSUNAMI THREAT expected to Hawaii from an earthquake with preliminary magnitude of 7.2 detected at 2:33 a.m. HST Sunday in the area of Vanuatu, the Pacific Tsunami Warning Center reports. pic.twitter.com/nqAERTNFkY

— Hawaii EMA (@Hawaii_EMA) January 8, 2023

Entretanto, o Serviço de Emergência do Havai, que pertence aos Estados Unidos, já avançou que não são esperadas ondas gigantes no seu território.

 

 

More like this

António Oliveira abraça o ‘corintianismo’ e muda ambiente em duas semanas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O técnico António Oliveira se mostra bem à vontade...

Aprenda a limpar corretamente a tábua de corte e evite bactérias

tábua de corte é um item indispensável na cozinha, utilizado para cortar e preparar...

Família que fugiu da Ucrânia volta a perder tudo no incêndio de Valência

Um casal de ucranianos que deixou o país devido ao início da guerra e...