Maricá lança ‘Mumbucão’, moeda para apoiar adoção de pets

Published on

 

- Publicidade -

Adoção de Pets em Maricá


|  Foto:
Divulgação/Prefeitura de Maricá


  

A Prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, junto ao Prefeito Fabiano Horta, anunciaram neste sábado (10) a criação da moeda social “Mumbucão”, que visa ajudar na adoção de cães e gatos que foram abandonados. Para obter esse benefício, o adotante deve estar cadastrado no CadÚnico.

Além de cadastro, o beneficiário terá que cumprir uma série de requisitos, tais como: ser maior de 18 anos, estar em dia com as obrigações civis e militares, não responder a crimes praticados contra animais, a administração pública e meio ambiente, não estar privado da liberdade por motivo de doenças ou sanções penais, residir na cidade há pelo menos três anos e estar cadastrados na Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa) – que fará visitas para uma avaliação do local para saber se há condições de abrigo, salubridade, alimentação e saúde.

O valor da moeda varia de 70 a 130 ‘mumbucas’, dependendo do porte do animal, por até um ano. Sendo 70 para animais de pequeno porte, 100 para médio porte e 130 para grande porte. Cada pessoa terá um limite de 1.300 mumbucas e 10 animais.

As pessoas que tiverem com a quantidade de animais acima do recomendado, receberão visitas mensais da Cepa e não poderão efetuar resgate, ou receber animais sem a autorização, com a condição de perderem o benefício. Somente os animais domiciliados poderão ser cadastrados no programa. 

“O Mumbucão é um programa de integração social para que a gente consiga atender aos animais e também dar assistência ao protetor. É uma realidade impactante, mas que mostra também a preocupação e o olhar do governo para essas pessoas que, muitas vezes, abdicam da própria vida para socorrer cães e gatos no município. Ao mesmo tempo, o programa cumpre a responsabilidade do estado em cuidar e buscar um lar para os animais abandonados. E ele se soma aos projetos que já temos, como o programa de controle reprodutivo”, explicou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

O “Mumbucão” foi desenvolvido após implementação de um estudo técnico, realizado desde o ano de 2021 pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal (Cepa), que traçou um perfil socioeconômico da situação da proteção animal no município e tem a finalidade de gerar dados para subsidiar a construção de políticas públicas para garantir o bem-estar de quem adota e de quem protege cães e gatos.

LEIA TAMBÉM

O seu seguro-desemprego pode valer até R$ 2.518,65 com esse reajuste de 2026

O seguro-desemprego é um dos principais mecanismos de proteção ao trabalhador formal no Brasil, funcionando como uma ajuda financeira temporária para quem perdeu o emprego sem justa causa. Em 2026, as regras de cálculo das parcelas foram atualizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, acompanhando a inflação medida pelo INPC e garantindo que o valor

Essas palavras explicam os erros comuns na escrita cotidiana

As palavras parônimas fazem parte de um grupo especial da língua portuguesa que costuma gerar dúvidas tanto na escrita quanto na fala. São termos muito parecidos na forma e na pronúncia, mas que indicam ideias diferentes; em textos acadêmicos, documentos oficiais ou mesmo em mensagens do dia a dia, essa semelhança pode causar interpretações equivocadas,

Você vai se surpreender ao descobrir como limpar paredes sem estragar a pintura

Manter as paredes limpas influencia diretamente na aparência, no conforto e na saúde de qualquer ambiente. No entanto, quando surgem manchas de móveis, gordura ou riscos de caneta, saber a forma correta de limpar paredes torna-se essencial. Além de renovar o visual, esse cuidado elimina pontos de mofo e resíduos que causam odores e desconforto